scorecardresearch ghost pixel



Folhas secas e queimadas podem indicar erro na adubação do vaso

Descubra o que fazer para recuperar as plantas que estão ficando queimadas. Não é apenas o sol que tem capacidade para danificar as folhas.



Os cuidados com as plantas podem até parecer simples em um primeiro momento. Entretanto, para cultivar vegetais sadios e saudáveis, é preciso ter atenção a alguns detalhes bem importantes.

Uma das situações comuns que afetam os iniciantes na jardinagem é a queima das folhas sem motivo aparente. Afinal, mesmo na sombra, algumas plantas podem perder a cor e ficarem com aspecto de queimadas. Se você está passando por isso, descubra hoje qual é o motivo e como resolvê-lo.

Veja também: Mantenha sua hortelã conservada por muito mais tempo na geladeira

Uma pequena planta em um vasinho pode resistir bem por vários dias. Porém, basta mudar algo no ambiente ou tentar plantar o vegetal para os problemas aparecerem.

Diversas pessoas perdem suas flores e espécies que compraram na loja de jardinagem. O motivo, para muitos, ficará sempre como um mistério. Porém, o erro pode estar simplesmente na adubação.

Adubação errada pode deixar as folhas queimadas

Diferentemente do que parece, nem sempre a luz solar é responsável por queimar as folhas. Um simples erro na adubação do solo causa o mesmo efeito. Para isso, é preciso entender quais são as melhores práticas de fertilização a fim de manter suas plantas fortes e saudáveis.

Adubo para mudas ou brotos

Enquanto o vegetal é bem novinho, a adubação não é exatamente necessária. Neste momento evite colocar adubo no solo. Os nutrientes que fizeram a planta botar serão suficientes no estágio inicial de sua vida.

Flores secas são sinais

As flores secas e desidratadas podem indicar que a adubação está errada. Na verdade, isso é sinal de que existe adubo demais no solo. Se você está mantendo as regas corretas e escolheu um lugar adequado, pode apostar no adubo. A planta acaba perdendo água para tentar equilibrar os nutrientes do solo.

Como corrigir

Para corrigir o problema, o ideal é que a planta esteja em um vaso. Então será necessário retirar o vegetal com cuidado, lavá-lo com água e fazer o mesmo processo com o vasinho. Depois coloque o substrato adubado corretamente no lugar e faça o plantio.

Vale destacar que só é possível efetuar uma correção em casos iniciais de desidratação. Por isso, fique atento ao desenvolvimento dos seus vegetais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário