Aprender um novo idioma é o sonho de muita gente, que busca melhorar o currículo, conhecer mais sobre uma nova cultura e se preparar para as diferentes oportunidades da vida. Para os brasileiros, uma coisa é certa, alguns idiomas são mais fáceis e outros muito mais difíceis de serem aprendidos. Veja a relação.
Leia mais: Aprendizado turbo: 6 técnicas que aceleram o domínio de novos idiomas
Isso acontece porque os idiomas que são mais semelhantes ao português são geralmente os mais fáceis de aprender. As semelhanças culturais também conta muito e podem facilitar esse processo de aprendizagem, assim como a exposição ao novo idioma, que faz toda a diferença.
Idiomas mais fáceis e difíceis para os brasileiros
Apesar de existir alguns fatores que facilitam ou dificultam a compreensão de um novo idioma, é importante considerar que cada pessoa é única, com habilidades extremamente particulares, que podem facilitar ou não esse processo. Por isso, por mais que um idioma seja considerado difícil, ainda é possível aprendê-lo com dedicação e esforço.
O que se nota é que, por diversas razões, alguns idiomas são mais fáceis e outros mais difíceis de serem compreendidos pelos brasileiros. A seguir, entenda quais são em cada um dos grupos:
Idiomas mais fáceis para os brasileiros:
- Espanhol: a língua tem muitas semelhanças com o português em estrutura e vocabulário, o que torna o aprender muito mais simples.
- Inglês: é um idioma que está presente com muito mais frequência em filmes e músicas, o que permite uma maior proximidade com o vocabulário.
- Francês: tem uma incrível beleza sonora, que encanta muitas pessoas. Essa parte por si só é um grande facilitador, contando ainda com a gramática e o vocabulário semelhantes ao português.
- Italiano: entra para a lista dos mais fáceis pelas similaridades gramaticais e lexicais, assim como a pronúncia clara.
Idiomas mais difíceis para os brasileiros:
- Mandarim: tem uma tonalidade complexa, sendo de difícil compreensão por muitos brasileiros.
- Russo: é um idioma visto como mais complicado por ter um alfabeto diferente e sons desconhecidos.
- Grego: é muito desafiador por ter uma pronúncia única, pouco escutada pelos brasileiros.
- Tailandês: é uma língua tonal com cinco tons, 44 consoantes e 32 vogais. O idioma exige alguns conhecimentos bastante específicos.