ALERTA amarelo: frente fria avança e provoca tempestades NESTA quinta

Segundo a previsão do tempo, os próximos dias serão de chuvas e temporais com ventos de até 45 km/h na região Sudeste.



As chuvas voltaram a cair com mais frequência na região Sudeste neste início de dezembro. Devido aos altos volumes e aos temporais, os estados estão lidando com transtornos, estragos e prejuízos nesta semana. Segundo o Inmet, Uberlândia (MG) registrou cerca de 135,8 milímetros nos últimos cinco dias, metade de volume esperado para todo o mês de dezembro.

Leia também: Dia 8 de dezembro é feriado nacional? Veja onde a folga é garantida!

A previsão do tempo indica que as condições podem se intensificar nos próximos dias, aumentando os precipitados e transtornos no Sudeste. Dessa forma, o alerta amarelo para chuvas intensas, emitido pelo Inmet, pode mudar para laranja e até vermelho, devido ao avanço de uma frente fria.

O volume de chuva pode chegar aos 100 milímetros até domingo entre o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro. Nesta quinta (7), a aproximação da frente fria deixa a região Sudeste em alerta máximo para transtornos devido a chuvas fortes e volumosas. Há risco de trovoadas, queda de granizo e ventos de até 45 km/h.

Novo ciclone chega na região

Mesmo com as chuvas desta semana começando a perder força no domingo (10), elas ainda não deixam de acontecer na região. Novas instabilidades chegam ao Sul do país no final de semana, passando pela região Sudeste na segunda-feira (11), causando pancadas de chuva em São Paulo durante o dia e no Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais durante a noite.

Um sistema de baixa pressão atmosférica irá se formar na costa da região, dando origem a uma nova frente fria subtropical. Contudo, a formação será breve, avançando por todo o Sudeste até o meio da semana. Assim, temporais podem ser registrados em todos os estados da região.

Por fim, a previsão indica que as chuvas começarão a diminuir entre os dias 14 e 15 de dezembro. Contudo, a segunda quinzena de dezembro terá muita chuva no Sudeste, com os volumes esperados podendo variar entre 50 a 350 milímetros entre os dias 16 a 31 de dezembro. Os maiores volumes estão previstos para a metade norte de Minas Gerais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário