Embora a maioria das pessoas não ofereça petiscos aos animais na intenção de causar algum mal, é importante ficar atento ao cachorro. Afinal, cães não têm a percepção de que certos alimentos causam intoxicação em seu organismo.
Veja também: Se não quer ter azar, evite 4 estes alimentos no Natal e Ano Novo
Sendo assim, é imprescindível garantir que os pets não tenham acesso a determinados ingredientes presentes na ceia. Ou seja, observe o que cai no chão e o comportamento dos convidados que desconhecem os cuidados necessários.
6 alimentos da mesa de Natal que o cachorro não deve consumir
- Bebidas alcoólicas
Primeiramente, as bebidas alcoólicas são extremamente perigosas, causando intoxicação, desidratação, vômito, diarreia e até coma. Desse modo, o álcool afeta o sistema nervoso central dos animais, e pode levar à morte em casos graves. Por esse motivo, se ele ingerir por acidente, leve-o imediatamente ao veterinário.
- Uva-passa e açúcar
Em segundo lugar, a uva-passa e o açúcar costumam provocar problemas renais, hepáticos e dentários. Outro fator de risco é que as frutas desidratadas concentram uma substância tóxica que danifica os rins. Logo, em excesso resulta no aumento da glicose no sangue, favorecendo o surgimento de diabete.
- Nozes e outras castanhas
Quanto às nozes, vale mencionar a possibilidade do cão ter alergia e reagir com um processo inflamatório. Dito isso, a asfixia é letal, devido à obstrução dos canais respiratórios e do próprio desconforto. Portanto, panetones, pães e qualquer alimento que leve ingredientes similares não são indicados.
- Chocolate
O chocolate faz muito mal aos cachorros, pois contém uma substância chamada teobromina. Então, o consumo termina em intoxicação, taquicardia, arritmia, tremor, agitação, vômito, diarreia e até convulsão. Lembre-se que quanto maior a quantidade de cacau, maiores serão a concentração de teobromina.
- Cebola e alho são dois alimentos que você não deve ao ser cachorro
A Cebola e o alho reúnem compostos que destroem os glóbulos vermelhos, levando à anemia hemolítica. Atualmente, sabe-se que os sintomas incluem fraqueza, apatia, falta de ar, palidez, urina escura e até colapso. Esse alerta mostra que até comidas que parecem inofensivas, como o arroz, precisam ficar longe do cão.
- Ossos cozidos
Por último, os ossos cozidos podem se quebrar em pedaços pontiagudos e cortantes. Outros riscos dizem respeito à salmonela e contaminação por bactérias. Sem dúvida, evitar o sangramento, perfuração, infecção, obstrução e até perfuração em animais domésticos torna o Natal deles mais feliz.