Uma nova onda de calor começa a ganhar força na tarde desta quinta-feira (14) no Brasil e deve causar temperaturas acima dos 40ºC em diversas regiões, inclusive no Rio Grande do Sul. Segundo a previsão divulgada pelo Inmet, o Centro-Oeste, o Sudeste e partes do Norte e do Nordeste registrarão temperaturas acima dos 40ºC a partir desta sexta-feira (15).
Leia também: Nova onda de calor: quais estados vão ‘assar’ e até quando vai durar
A marca deve ser ultrapassada nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e interior de São Paulo. O Inmet emitiu um aviso meteorológico de nível laranja (perigo) devido à persistência da onda de calor por, pelo menos, quatro dias consecutivos. Assim, o Inmet ressalta que o aviso está vinculado à duração do fenômeno, não somente ao aumento da temperatura.
Previsão de chuvas na Região Sul
O aumento das temperaturas e a umidade irão contribuir para a formação de áreas de instabilidade, causando temporais isolados e rajadas de vento acima de 70 km/h no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. As tempestades poderão contar também com granizo, previstas a partir desta quarta-feira e seguindo até o final de semana.
No Rio Grande do Sul, a presença de nebulosidade e umidade poderá fazer com que algumas áreas do estado fiquem com temperaturas abaixo dos 35ºC entre quarta e sexta (15). Já no domingo, uma nova frente fria se aproxima da região, fazendo com que o pico do calor aconteça durante a tarde.
Dessa forma, os ventos quentes e úmidos de noroeste, em junção com a chegada da frente fria na região, poderão causar temporais em grande parte da Região Sul brasileira.
Frente fria diminui temperaturas na próxima semana
Nesta quinta-feira, todo o Sudeste, Nordeste e parte do Centro-Oeste contarão com o céu coberto por nuvens. No Rio de Janeiro, a temperatura máxima não deve ultrapassar dos 33ºC, com a mínima ficando em 19ºC. Em São Paulo, as temperaturas também ficarão amenas, entre 33ºC e 18ºC.
No final de semana, o tempo abre, dando espaço para maiores períodos de sol e, consequentemente, maiores temperaturas. Em contrapartida, o deslocamento da frente fria na próxima segunda (18) fará com que as temperaturas caiam consideravelmente. A condição é esperada principalmente na região Sul, causando temperaturas mais baixas e frescas.