Reaproveitar cascas de cebola é uma maneira criativa de reduzir o desperdício de alimentos e economizar dinheiro, já que com elas você pode fazer muitas coisas incríveis. Então, aprenda como aproveitar os nutrientes que estão presentes nas cascas, que muitas vezes são ignorados, mas podem ser usadas de diferentes maneiras na sua rotina.
Leia mais: Lixo não é o lugar delas: 3 motivos para aproveitar as cascas de abacate
Antes de conferir as formas de uso, existem algumas dicas que você pode seguir para ter os melhores resultados no reaproveitamento das cascas de cebola. Lave muito bem, seque as cascas de cebola por completo antes de armazená-las ou começar o preparo. E use sempre um recipiente hermético em um local fresco e escuro para preservar as propriedades.
Nutrientes nas cascas de cebola
As cascas de cebola podem ser usadas para fazer um caldo de legumes caseiro, saboroso e nutritivo, podendo ser usado em sopas, risotos, molhos ou outros pratos.
Você também pode fazer um tempero especial com as cascas secas e moídas, garantindo um sabor forte e aromático, que combina com muitos pratos e deixam um toque especial nas suas receitas.
E que tal fazer um pó de cebola? Basta desidratas e trituras as cascas! Ou quem sabe ainda preparar um delicioso chá de casca, sendo considerada uma bebida medicinal capaz de tratar problemas de circulação, pressão alta e diabetes.
Existem muitas outras maneiras criativas de reaproveitar as cascas da cebola e extrair todos os nutrientes que antes iriam para o lixo. Aprenda mais alguns truques e use sempre a sua criatividade e a ajuda da internet para ampliar os usos desse alimento tão rico:
Fertilizante e adubo: você pode colocar as cascas diretamente no solo, ou ainda misturar com água e borrifar nas plantas. Isso vai garantir mais vitalidade às plantas, liberando gradualmente seus compostos ricos durante a decomposição.
Repelente de insetos: você pode usar água e as cascas para fazer um poderoso repelente, com um odor das cascas que devem ficar entre 12 a 24 horas na água para criar um repelente natural. Depois é só filtrar a água e borrifar nas plantas.