Um dos principais amigos de Pelé foi nomeado como testamenteiro do Rei do Futebol. José Fornos Rodrigues, conhecido como Pepito, foi nomeado por Márcia Aoki Nascimento, viúva do ex-jogador. Ao final do processo, Pepito receberá um prêmio de 5% sobre o valor total a ser recebido por Márcia. O pagamento só será possível visto que a Justiça de São Paulo determinou que o testamento de Pelé seja cumprido.
Leia também: Após a perda de 2 filhos, quem fica com a herança de Roberto Carlos?
Dessa forma, a remuneração do testamenteiro é chamada de vintena, porque alcança, no máximo, 5% do valor total. A herança líquida diz respeito sobre o saldo restante após o pagamento de dívidas do falecido, despesas com funeral, cerimônias religiosos e custeio do inventário. Com isso, é estimado que Pepito poderá receber cerca de R$ 1 milhão como testamenteiro.
Ao todo, o valor da herança deixada por Pelé está estimada em cerca de R$ 78 milhões. Conforme o testamento homologado judicialmente, 30% dos bens deixados por Pelé deverão ser destinados à Márcia. Os demais 60% da herança serão divididos entre os filhos, enquanto 10% serão repassados para os filhos de Sandra Regina, filha não reconhecida de Pelé, já falecida.
Viúva não tinha direito a herança por lei
Pelé era casado com Márcia Aoki em regime de separação obrigatória de bens, devido à união ter sido firmada quando ele já possuia mais de 70 anos. Nessas condições, a viúva não era considerada herdeira por lei. Assim, o ex-jogador deixou um testamento beneficiando a companheira.
No caso de Pepito, ele trabalha há mais de 40 anos como gestor das Empresas Pelé. Desde os anos 70, ele é o responsável pela assessoria pessoal de Pelé, atuando principalmente como interface com a empresa multinacional Sports 10/Legends 10. Essa é a empresa responsável pelas negociações dos contratos publicitários e comerciais do ex-jogador.
Dentre as obrigações do testamenteiro, está apresentar o testamento em juízo para ser registrado e cumprido, além de prestar contas do que recebeu e gastou enquanto estiver com a responsabilidade de executar o testamento. Ademais, ele deverá também cumprir as disposições testamentárias dentro do prazo definido pelo testador e defender a validade do testamento.