Últimos dias do ano terão frente fria com risco de tempestades severas

Mudança no tempo começa nesta sexta-feira (29) com a formação de um ciclone e o avanço da sua frente fria associada.



O Natal foi marcado por uma frente fria que provocou a redução das temperaturas e tempestades na região Sul. Nos últimos dois dias (27 e 28), pancadas de chuva atingiram grande parte do Brasil, sobretudo áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Leia mais: Nubank vai funcionar no Ano Novo? Banco altera saques e pagamentos

A semana pós-feriado foi de tempo aberto apenas no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais. No entanto, a previsão do tempo começa a mudar a partir desta sexta-feira (29).

Tempestades no Brasil

A meteorologia prevê a formação de um ciclone e o avanço da sua frente fria associada, com inversão nas condições, especialmente na região Sul. Há risco de tempestades severas nos três estados nesta sexta, com risco maior durante o início do dia no Rio Grande do Sul, e no fim do dia em Santa Catarina e Paraná.

Essas condições podem provocar cortes na energia elétrica, queda de árvores, alagamentos, deslizamentos de terra, descargas elétricas e outros prejuízos. A recomendação para a população é evitar se abrigar sob árvores, coberturas pequenas e áreas próximas a postes de energia.

Antes de avançar para outras áreas do Brasil, os ventos frios da massa de ar polar derrubam as temperaturas no território gaúcho. A chuva começa a se dissipar durante o sábado (30), e tempestades intensas devem se formar em todo o Sudeste e Centro-Oeste com o avanço do sistema frontal.

Tempo na virada do ano

As condições meteorológicas para a virada do ano (entre 31 de dezembro e 1º de janeiro) não devem sofrer grandes mudanças em relação aos dias anteriores. O Nordeste volta a receber chuvas, que também continuam caindo de forma intensa entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste.

Os acumulados totais devem ficar em torno de 200 mm em alguns pontos do Sudeste e Centro-Oeste. Em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul, os volumes podem ultrapassar esse limite e provocar transtornos na virada.

No Sul, o tempo aberto e seco predomina, mas ainda pode haver alguma nebulosidade no Paraná e em Santa Catarina. As temperaturas seguem em queda em quase todo o país até o primeiro dia do ano, deixando o Réveillon um pouco mais frio que o normal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário