O WhatsApp informou que o backup ilimitado das conversas do mensageiro no Google Drive está prestes a ser encerrado. A atualização da nova versão Beta do WhatsApp para Android começou a exibir um anúncio informando sobre o backup. Assim, nos próximos meses, os arquivos irão ocupar o espaço de armazenamento da conta Google.
Leia também: Se você ‘dormiu’ em 2023, estes foram os 11 recursos lançados pelo WhatsApp
A medida não é uma surpresa, visto que tanto a Meta quanto o Google afirmaram anteriormente a intenção de realizar a mudança. Em novembro de 2023, o WhatsApp anunciou que o backup ilimitado não estaria mais disponível na versão beta do mensageiro a partir de dezembro. No entanto, o encerramento não aconteceu.
Com a alteração, será preciso ficar atento ao tamanho dos arquivos enviados no mensageiro, principalmente em relação aos vídeos encaminhados. Vale ressaltar que a versão gratuita da conta do Google oferta 15 GB de espaço para os usuários utilizarem com os serviços da plataforma, como Gmail, Fotos e Drive.
Como manter o backup do WhatsApp seguro?
Como alternativa a nova medida, os donos de aparelhos Android podem assinar o Google One para aumentar o espaço de armazenamento da conta. Os planos ofertados pela big tech partem de R$ 6,99 por mês para 100 GB de espaço. Outra opção é desativar o backup das conversas do WhatsApp para não ocupar espaço do Drive.
Contudo, ao desativar essa opção, o usuário não conseguirá restaurar o histórico de conversas por meio da nuvem caso troque de aparelho. Por fim, ainda não foi divulgada a data em que a alteração do backup do aplicativo para Android acontecerá. Enquanto isso, os usuários devem se atentar as mídias recebidas pelo WhatsApp, buscando salvar as principais enviadas pelo mensageiro.
No caso dos aparelhos da Apple, que funcionam no sistema operacional iOS, o Google Drive não é utilizado. Assim, o backup é realizado automaticamente, já ocupando espaço do serviço da nuvem do usuário ligado a sua conta da Apple, o iCloud.