A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem intensificado a fiscalização dos produtos para cabelo desde casos que relataram cegueira pelo uso de pomadas. Desta vez, o órgão mandou recolher um lote de gel de cabelo assinado pelo cantor Hungria, o “El Brabo”. A resolução foi publicada mandando recolher e suspender a comercialização de um lote específico do gel cola.
Veja também: Anvisa proíbe venda de coletor menstrual que pode provocar irritação
Comercializado como “Gel Cola El Brabo by Hungria“, o item faz parte de uma linha de cosméticos assinada pelo cantor de hip hop, que possui mais de 11 milhões de seguidores no Instagram. Segundo a Anvisa, a fórmula do gel é diferente da forma autorizada pela agência no registro, conforme aponta a resolução.
Qual o lote suspenso pela Anvisa?
A Anvisa informou que o lote afetado é o 021904, sendo possível descobrir o número do lote na tampa ou na embalagem do produto. Contudo, a El Brabo by Hungria afirmou que o lote citado pela Anvisa não está sendo comercializado desde setembro de 2023. “Identificamos um problema no rótulo do lote 021904, onde a fórmula apresentada difere do produto real. Esclarecemos que esse erro gráfico está limitado apenas ao Gel El Brabo do lote 021904 e não afeta outros lotes ou produtos da marca”, informou em nota enviado ao Uol.
Além disso, a marca declarou que reconhece a falha identificada pela Anvisa e que está de acordo com a decisão tomada pela agência. No caso dos consumidores que tenham o produto em casa, referente ao lote citado pela Anvisa, a marca informou que irá reembolsar ou substituir o item.
Anvisa suspende venda de quase 3 mil pomadas
No início deste ano, a Anvisa anunciou o cancelamento de 1.266 pomadas para fixar ou modelar cabelos. A medida entrou em complemento a realizada em 2023, quando houve o cancelamento de outras 1.714 pomadas capilares. A decisão foi baseada devido ao aumento de problemas de saúde relacionados a esses produtos.
Desde a publicação da Resolução da Diretoria Colegiada 814, realizada em setembro de 2023, as pomadas capilares estão sujeitas a registro na Anvisa. Assim, a Anvisa não permite mais somente a notificação, um processo simplificado de análise, para os produtos dessa categoria.