A maneira de cortar a carne determina sua suculência, pois influencia na retenção de líquidos e na maciez do bife. Desse modo, se você deseja um corte macio, é aconselhável seguir técnicas inspiradas em grandes restaurantes.
Veja também: Óleo usado e rolha de vinho salvarão seu churrasco; aprenda o truque!
Ou seja, há medidas práticas que evitam o ressecamento, dificultando a mastigação. Logo, independente da peça, é essencial estar atento às recomendações dos especialistas que sabem preparar um bom churrasco.
Lembre-se de afiar a faca com frequência
Primeiramente, é imprescindível manter as facas da cozinha afiadas, visto que uma lâmina cega pode rasgar o filé. Nesse caso, um utensílio que recebeu a devida manutenção permite cortes limpos e precisos, sem esmagar a carne.
Outra questão é a possibilidade de reduzir o risco de acidentes envolvendo cortes, ao dispensar o uso da força. Portanto, significa ter praticidade e otimizar a organização dos ingredientes, sem colocar o sabor e a saúde em risco.
O corte deve ser feito no sentido contrário das fibras
Quanto ao melhor movimento, é recomendado cortar a proteína sem atingir os músculos. Afinal, essa ação destrói a fibra e reduz o ponto de contato da gordura, resultando em um alimento rígido, que vai perder umidade facilmente.
Sendo assim, observe as linhas que se formam na superfície, e corte na direção perpendicular a elas. Ao passo que torna o bife macio, também agrega sabor e facilita a identificação do ponto na brasa, frigideira e até na chapa.
Prepare os bifes poucos minutos antes do preparo
Por último, vale mencionar que os temperos precisam ser adicionados durante o cozimento. Essa recomendação diz respeito à capacidade do sódio influenciar no processo de desidratação, que faz os bifes perderem líquidos muito rápido.
Dito isso, cortá-los no dia anterior ou com horas de antecedência leva à perda de nutrientes. Então, para ficar livre de contaminações por bactérias e fungos, realize as incisões apenas quando for grelhar, fritar ou assar, mantendo-os na geladeira.