O armazenamento adequado dos alimentos é uma questão de segurança alimentar. Um simples descuido pode comprometer a sua saúde e de todos na casa. Por isso, algumas dicas são essenciais para o correto armazenamento. Saiba como armazenar o feijão após cozido e evitar o surgimento de bactérias.
Leia mais: Comer feijão te dá gases? Chefs de cozinha ensinam este truque poderoso
Não existe uma única maneira de garantir a qualidade do feijão. Isso porque diversos fatores influenciarem na conservação. Por exemplo, o clima externo, assim como o tipo de recipiente que você usa no armazenamento do alimento. Mas, algumas dicas podem te ajudar a encontrar o melhor caminho.
Aprenda a armazenar o feijão após cozido
Uma consideração importante é conferir as particularidades de cada tipo de feijão. De forma geral, após cozido, o feijão pode ser armazenado na geladeira por até 3 dias, sendo o tempo máximo para garantir a conservação e evitar o desperdício.
Para isso, deixe o feijão esfriar completamente antes de guardá-lo na geladeira. Guardar o alimento quente pode criar vapor e condensação, o que pode levar à proliferação de bactérias e deterioração do feijão.
Escolha um recipiente hermético de plástico ou vidro com tampa bem vedada. Isso evita a entrada de ar e a contaminação do feijão, além de prevenir odores na geladeira.
Outra dica é dividir em porções para evitar o reaquecimento por várias vezes. Se você não pretende consumir o feijão dentro de 3 dias, o mais certo é congelar por até 3 meses. É interessante e útil anotar a data de cozimento ou congelamento no recipiente para garantir o consumo dentro do prazo de validade.
Se você notar qualquer sinal de deterioração, como cheiro estranho, mudança de cor ou textura, descarte o feijão imediatamente. Assim, com as práticas adequadas de armazenamento e descongelamento você pode aproveitar o feijão saboroso, com segurança alimentar, sem comprometer a saúde e reduzir o desperdício de alimento.