O Carnaval vai alterar o horário de funcionamento de vários serviços essenciais, inclusive das agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Não haverá atendimento presencial ao público na segunda (12) e na terça-feira (13) de folia, mas as atividades retornam a partir das 14h na Quarta-feira de Cinzas.
Leia mais: Você pode estar em risco! Pente-fino no Bolsa Família vai afetar 7 milhões de famílias
Se o segurado precisar de algum serviço durante o período de festa, deverá utilizar os canais digitais do instituto, como o site, o aplicativo e a Central Telefônica 135. Entretanto, o horário de funcionamento pelo telefone também foi modificado.
Nos dias 10, 12 e 13, o atendimento humano ficará disponível somente das 7h às 18h. No restante do dia, o serviço será prestado apenas por robô. O funcionamento volta ao normal na quarta-feira, das 7h às 22h.
Por meio da Central Telefônica, o trabalhador consegue obter informações sobre benefícios do INSS, consultar horário de agendamento, confirmar a data de pagamento, entre outros. Contudo, se o cidadão precisar solicitar um benefício no Carnaval, terá que usar o site ou o app Meu INSS.
Como solicitar benefícios no Carnaval
Durante o Carnaval, o pedido de benefícios previdenciários, como aposentadoria, pensão ou auxílio-doença estará disponível exclusivamente na plataforma Meu INSS. No site ou no app, o segurado consegue emitir extratos, agendar atendimento presencial, enviar documentos complementares e muito mais.
Veja como pedir um benefício nos dias da folia:
- Acesse o app ou site Meu INSS;
- Digite o CPF e a senha de acesso;
- Selecione a opção “Novo Pedido” e digite o nome do benefício desejado;
- Clique no serviço e informe os dados solicitados;
- Siga as instruções para concluir o pedido e anote o número de protocolo fornecido ao final do atendimento.
Vale lembrar que a perícia médica também ficará interrompida nos dias de Carnaval. Como o ponto facultativo já estava previsto, a agenda dos profissionais foi organizada de modo a não causar prejuízo aos segurados que estão na fila de espera.