Calor de 40ºC: Inmet divulga alerta de perigo por nova onda de calor

Prevista para continuar atuando no país até sexta (15), nova onda de calor promete causar temperaturas extremas ao longo da semana.



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido à terceira onda de calor que começou a atuar no Brasil nesta segunda-feira (11). Com previsão para atingir áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, a onda de calor deverá fazer com que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média.

Leia também: Calor voltando com tudo? 5 dicas para se refrescar sem ar-condicionado

Devido a esse fator, os termômetros poderão chegar aos 40ºC em alguns locais do país. Dessa forma, o alerta de perigo do Inmet se estende até sexta-feira (15), emitido pela persistência do fenômeno por cinco dias consecutivos. Na tarde desta segunda-feira (11), Campo Grande (MS) registrou a temperatura mais alta do ano até então, chegando aos 35,8ºC.

Um bloqueio atmosférico impede o avanço de frentes frias pelo país, causando a nova onda de calor. Além disso, o sistema dificulta a formação de nuvens de chuva, o que faz com que o tempo fique seco e com altas temperaturas. Nesta terça (12), Boa Vista (RR) terá máxima de 39ºC, enquanto Cuiabá terá uma nova alta, chegando aos 36ºC.

Onda de calor é causada pelo El Niño

Segundo especialistas, as ondas de calor nesta época são mais restritas a região Sul. Assim, a atipicidade do evento é explicado pelo El Niño. Conforme os dados liberados pela Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA), a temperatura do Pacífico Equatorial Centro-Leste se mantém em níveis moderados do El Niño.

Dessa forma, mesmo tendo atingido o seu pico no final de 2023 e estar próximo do fim, o fenômeno ainda influencia nas temperaturas do Brasil. A expectativa é que o El Niño se neutralize em abril. No entanto, até lá, os efeitos ainda poderão ser sentidos.

Segundo a previsão da Climatempo, a massa de ar quente poderá se expandir para Goiás, Distrito Federal, Triângulo Mineiro, Mato Grosso, São Paulo, Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Bahia e Tocantins. Nessas regiões, as temperaturas ficarão entre 3 a 5ºC acima da média esperada para o mês.




Voltar ao topo

Deixe um comentário