Casa própria! Nova estratégia do governo aumentará concessão de crédito imobiliário

Visando aumentar o crédito ofertado pelos bancos, o Governo estuda a compra das dívidas por uma estatal. Entenda a medida!



O presidente Lula acredita na ampliação das linhas de crédito como uma forma de impulsionar o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. A cobrança surge devido à crença do presidente em que o canal de crédito é o principal propulsor das condições financeiras no Brasil. Dentre as medidas desejadas por Lula, está a adoção de novos estímulos ao microcrédito e aos pequenos empreendimentos.

Veja também: Empréstimo MEI: saiba como conseguir crédito de até R$ 108 mil

O pedido do presidente foi feito diretamente aos bancos públicos, solicitando mais engajamento das instituições neste assunto e um pacote de medidas mais completo. Contudo, após quase 15 dias de agenda negativa, os auxiliares do presidente afirmaram que o anúncio de novas medidas de crédito poderão auxiliar a reverter o clima tenso no parlamento.

As complicações entre os parlamentares se dá pela Medida Provisória que irá reduzir as contas de luz a curto prazo. Dessa forma, o anúncio da ampliação do crédito os empreendedores estava previsto para a última quinta-feira (11), porém foi adiado devido a ajustes necessário. A expectativa é que o anúncio seja realizado nesta segunda (15).

Recebedor de benefícios sociais têm isenção no Minha Casa Minha Vida
Foto: Shutterstock

Bancos poderão ter alívio na concessão de crédito

De acordo com participantes das discussões sobre o tema, um dos pontos abordados pela MP é a permissão concedida à Emgea para a realização de operações de securitização. O intuito da decisão é de dar um alívio para os bancos poderem se concentrar na concessão de crédito imobiliário. Na reunião, estava presente o presidente da companhia, Fernando Pimentel.

No processo de securitização, a companhia compra o direito de receber as parcelas a serem pagas pelos mutuários no futuro. Essa compra é realizada diretamente com as instituições bancárias. Com esse valor recebido, os bancos podem conceder novos empréstimos, algo dificultado pelo recurso travado no balanço.

A Emgea, criada em 2001 para administrar parte da carteira de crédito habitacional da Caixa, desenvolve atualmente soluções financeiras para a recuperação das dívidas em inadimplência. Contudo, ela não possui ainda a autorização legal para a securitização.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário