Proibidões! É melhor não colocar estes alimentos na air fryer

Por mais prática e versátil que seja, a air fryer também tem as suas limitações. Pensando nisso, veja quais são os alimentos a evitar e entenda os motivos.



A air fryer tornou-se um eletrodoméstico popular por garantir muito mais praticidade e versatilidade, permitindo preparar alimentos fritos com menos óleo e gordura. No entanto, nem tudo pode ser feito nesse aparelho, e é bom que você saiba quais alimentos deve evitar. Por isso, veja alguns alertas importantes.

É sempre importante consultar o manual de instruções da sua air fryer antes de preparar qualquer alimento. Nele, você encontrará informações específicas e ainda mais precisas. Por exemplo, ao indicar os tipos de alimentos adequados para serem preparados nesse aparelho, bem como as temperaturas e tempos de cozimento recomendados.

A ideia é que você possa aproveitar ao máximo sua air fryer e preparar alimentos deliciosos e saudáveis de forma segura e eficiente, sem comprometer o seu aparelho ou o resultado das suas receitas, que podem levar ao desperdício de comida.

Alimentos que não podem ir para a air fryer

Agora que você já viu que nem todos os aparelhos são iguais, é hora de conferir alguns alimentos que não podem ser preparados na air fryer, independentemente da marca. São eles:

Bacon: a alta quantidade de gordura do bacon pode causar respingos e fumaça durante o cozimento, além de entupir as hélices do aparelho. É melhor optar por métodos tradicionais, como frigideira ou forno.

Queijo: eles derretem facilmente, adquirindo uma textura borrachuda e sem sabor na air fryer. Para gratinar ou derreter queijos, utilize o forno tradicional.

Chips de couve: a circulação de ar quente na air fryer pode cozinhar os chips de couve de forma desigual, deixando algumas partes crocantes e outras queimadas. Prefira assá-los no forno para um resultado uniforme.

Além disso, você deve evitar os grãos de pipoca, que podem se espalhar pela air fryer, entupindo as aberturas de ar e até mesmo causando incêndios. Além disso, o vapor gerado durante o cozimento pode prejudicar o funcionamento do aparelho.

Nem pense em molhos líquidos, como de tomate e queijo. Cuidado também com o frango inteiro, que pode ser grande demais para caber na cesta da air fryer, resultando em um cozimento desigual.

Para melhores resultados, corte os alimentos em tamanhos iguais, pois isso garante um cozimento uniforme, evitando que algumas partes fiquem cruas e outras queimadas. E lembre-se sempre de pré-aquecer a air fryer para um cozimento mais rápido e uniforme. Aproveite as dicas!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário