Recentemente, a plataforma TasteAtlas, conhecida por suas listas ecléticas sobre culinária mundial, divulgou um ranking que causou alvoroço entre os brasileiros. Dessa vez, a lista focou nos pratos menos apreciados da culinária do Brasil, gerando curiosidade e até algumas polêmicas.
Fundada em 2018 por um empresário croata, a TasteAtlas reúne opiniões sobre pratos de todo o mundo. Mais de 4.900 avaliações revelaram os quitutes brasileiros menos amados.
Os pratos menos amados pelos brasileiros
1- Cuscuz paulista
Crédito: Henrique Mendes de Getty Images Signature
Com nota 3,1, o cuscuz paulista lidera a lista dos quitutes brasileiros menos amados. Preparado com fubá, azeitonas, ovo cozido, peixe enlatado e ervilha, esse prato tem suas raízes no século 19. Servido no formato de pudim, é visualmente impressionante, mas, ao que parece, não agrada tanto ao paladar. Embora seja um patrimônio do Estado de São Paulo, muitos o consideram uma versão inferior aos cuscuzes berbere e nordestino.
2- Arroz com pequi
Crédito: Angela Macario de Getty Images
Com a mesma nota do cuscuz paulista, 3,1, o arroz com pequi é um prato típico do Cerrado brasileiro. Ou seja, feito com o fruto pequi, temperado e misturado ao arroz, é uma receita muito apreciada regionalmente. No entanto, essa combinação única de sabores não conseguiu conquistar os votantes, colocando o prato na lista dos menos amados.
3- Tareco
Crédito: Patrick-br / Wikipedia
Os biscoitos tarecos, com nota 3,2, são simples e tradicionais no Nordeste, feitos de água, ovo, farinha de trigo e açúcar. Porém, apesar de sua popularidade em músicas e cultura, os votantes do TasteAtlas não foram convencidos pelo seu sabor. Ou seja, a simplicidade que encanta muitos não conseguiu passar pela aprovação dos avaliadores.
4- Quibebe
Crédito: rodrigobark de Getty Images
O quibebe, recebendo nota 3,4, é um purê de abóbora com cebola, pimenta, gengibre em pó e leite de coco. Além de ser uma entrada saborosa, é oferecido aos orixás nas religiões afro-brasileiras. No entanto, parece que ensopados não são muito populares entre os votantes, colocando o quibebe na lista dos menos amados.
5- Maria mole
Crédito: Ariane Cantador de Getty Images
Fechando a lista, com nota 3,5, está a maria-mole. Essa sobremesa macia, feita de açúcar, gelatina, coco e clara de ovo, é um clássico das festas juninas. Então, apesar de ser comparada ao marshmallow, a maria-mole não agradou à maioria dos participantes da enquete, ficando entre os quitutes brasileiros menos amados.