A ansiedade é uma resposta natural do nosso corpo ao estresse, mas, para muitas pessoas, ela pode se tornar constante e debilitante. Fatores como genética, estilo de vida e alimentação podem influenciar significativamente os níveis de ansiedade.
Quando o assunto é dieta, certos alimentos, embora saborosos, podem agravar os sintomas, aumentando o estresse e a inquietação. Evitá-lo é uma boa maneira de fazer com que os efeitos da ansiedade não sejam tão presentes no cotidiano.
Alimentos que pessoas ansiosas devem evitar
1. Opções ricas em cafeína
O café está associado à insônia em pessoas ansiosas. (Foto: filipfoto de Getty Images Pro)
A cafeína é um estimulante encontrado em café, chá, chocolate e algumas bebidas energéticas. Embora possa proporcionar um aumento temporário de energia, a cafeína também pode aumentar a frequência cardíaca e os níveis de cortisol, famoso por ser o hormônio do estresse.
Para quem sofre de ansiedade, esses efeitos podem intensificar os sintomas, levando a palpitações e insônia.
Com isso em mente, uma alternativa é optar por chás de ervas, que são naturalmente livres de cafeína e podem ter propriedades calmantes.
2. Açúcar e alimentos processados
O refrigerante eleva os níveis de açúcar sanguíneo. (Foto: atlasstudio / Canva Pro)
O consumo de açúcar refinado e alimentos processados pode causar picos e quedas bruscas nos níveis de açúcar no sangue, o que pode resultar em irritabilidade e ansiedade.
Biscoitos, bolos, refrigerantes e outros alimentos industrializados geralmente contêm altos níveis de açúcares adicionados e conservantes que podem afetar negativamente o humor.
Assim sendo, substituir esses alimentos por frutas frescas, vegetais e grãos integrais pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, cooperando para uma sensação de bem-estar.
3. Álcool
Diminua o consumo de cerveja caso você esteja ansioso ou triste. (Foto: ivandzyuba de Getty Images)
Por mais que muitas pessoas recorram ao álcool para relaxar, ele pode ter o efeito oposto em quem sofre de ansiedade. O álcool pode alterar os níveis de neurotransmissores no cérebro, responsáveis pela regulação do humor.
Além disso, após o efeito inicial de relaxamento, o álcool pode causar desidratação e perturbações no sono, ambos fatores que podem aumentar a ansiedade. Optar por água, sucos naturais ou bebidas não alcoólicas pode ser uma escolha mais saudável.
4. Alimentos fritos e gorduras trans
O consumo frequente de fast-food aumenta a ansiedade e a depressão. (Foto: hnh-nh-ca-tranvinhphuc77 de Canva Pro)
Por último, alimentos fritos e aqueles ricos em gorduras trans, como fast food e lanches industrializados, podem contribuir para a inflamação no corpo e no cérebro. Essa inflamação pode interferir na produção de neurotransmissores que regulam o humor e aumentam a ansiedade.
Cozinhar em casa com óleos saudáveis, como azeite de oliva, e incluir mais peixes gordurosos, como salmão, pode proporcionar gorduras saudáveis que beneficiam a saúde mental.
Consulte um especialista
É importante lembrar que cada pessoa é única e pode reagir de maneira diferente a determinados alimentos. Portanto, consultar um nutricionista pode fornecer orientações personalizadas e seguras.
Ademais, se a ansiedade estiver impactando severamente a sua vida, buscar a ajuda de um psicólogo ou outro profissional especializado em saúde mental é fundamental para um tratamento eficaz e abrangente.