Historicamente, a ciência associa certos hábitos ao bem-estar e à felicidade. Neste contexto, diversas pesquisas identificaram comportamentos específicos que estão intimamente ligados à sensação de alegria e satisfação pessoal.
Sob essa perspectiva, um estudo conduzido pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, explorou essa relação. Publicado na revista científica Higher Education, a pesquisa abrangeu mais de cinco anos de observações e identificou vários comportamentos associados à felicidade que podemos praticar.
Estudo identifica comportamentos para a felicidade
Entre os comportamentos listados, conversar com estranhos foi destacado. Segundo a pesquisa, esse gesto traz felicidade, apesar da tendência de evitá-lo por timidez.
Dar presentes a outras pessoas também ativa centros de recompensa no cérebro. Logo, brindar familiares, amigos ou conhecidos é um hábito que traz alegria.
Outra prática salientada é a necessidade de garantir uma boa qualidade de sono. O cérebro cansado interfere negativamente na produção de serotonina, o hormônio que regula o humor.
Foto: Shutterstock
Além disso, caminhar na natureza e praticar atos de bondade com outras pessoas foram comportamentos igualmente retratados como promotores de felicidade. A prática de meditação, otimismo, atividade física e gratidão também foram apontadas como comportamentos associados à felicidade.
Por último, o estudo ressaltou que, embora as redes sociais não sejam prejudiciais para todos, elas podem ser negativas para aqueles que se preocupam excessivamente com a reputação.
Dicas para fortalecer sua felicidade
Adotar hábitos que aumentam a felicidade pode ser mais fácil do que parece. Você pode começar seguindo algumas das dicas apontadas pelo estudo. Experimente conversar com uma pessoa nova a cada semana. Mesmo que a timidez apareça, essa atitude pode trazer uma sensação de conexão e alegria.
Lembre-se de que presentear alguém não precisa ser algo grandioso. Pequenos gestos, como uma lembrança ou uma palavra de carinho, podem ativar a sensação de recompensa no cérebro e trazer felicidade tanto para quem dá quanto para quem recebe.
Em relação ao sono, procure criar uma rotina de relaxamento antes de dormir, evitando o uso de eletrônicos e optando por atividades calmantes, como a leitura ou a meditação.
Por último, aproveite momentos ao ar livre, caminhando na natureza sempre que possível. Esses momentos não só ajudam a reduzir o estresse, como também aumentam a sensação de bem-estar, mesmo que você faça essa prática sozinho.