scorecardresearch ghost pixel



Acerte seu relógio! Estudo de Harvard aponta o melhor horário para dormir

Uma pesquisa de Harvard aponta o melhor horário para dormir, sugerindo que esse período pode reduzir o risco de doenças.



Uma boa noite de sono traz diversos benefícios, tanto físicos quanto mentais. Por exemplo, um sono reparador ajuda o organismo a combater infecções e proporciona mais disposição ao acordar.

O segredo para aproveitar essas vantagens está em definir o horário certo para dormir. Mas, afinal, qual é o melhor período para descansarmos? Pesquisadores de Harvard têm a resposta.

Qual é o melhor horário para dormir, segundo Harvard?

Um estudo da Universidade de Harvard, publicado na revista European Heart Journal Digital Health, sugere que o melhor horário para dormir é entre 22 e 23 horas. As pessoas que descansam nesse intervalo dormem melhor e têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas em comparação com aquelas que dormem mais cedo ou mais tarde.

A pesquisa em questão teve a participação de 88 mil indivíduos entre 47 e 79 anos. Eles foram monitorados por meio de dispositivos posicionados pulso durante uma semana. Além disso, também tiveram que responder questionamentos voltados ao estilo de vida e hábitos.

Os estudiosos examinaram de perto possíveis problemas cardiovasculares e ataques cardíacos nos mesmos indivíduos por cinco anos e meio.

Foto: Pixel-Shot/Shutterstock

Possibilidades de desenvolvimento de doenças

Foi constatado que aqueles que dormiam à meia-noite tinham até 25% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, ao contrário de quem dormia entre 22h e 23h. Já para aqueles que iniciavam o sono antes desse horário, o risco era de 24%.

É explicado que o descanso em períodos não convencionais afeta o ciclo circadiano, mecanismo que regula o organismo entre o dia e a noite. Vale destacar que é por meio desse ciclo que nosso corpo sabe quando acordar, sentir fome e ficar com sono.

Por último, é importante ressaltar que a hora ideal de dormir varia entre as pessoas. Fatores como estilo de vida e nível de atividade influenciam essa variação, assim como o pico de secreção de melatonina, hormônio responsável, entre tantas funções, de ajudar a promover o início do sono, conforme destacado em uma matéria do O Globo.

Como melhorar a qualidade do sono

Para garantir um sono de qualidade, é preciso adotar hábitos saudáveis. Além de dormir em horários regulares, preferencialmente entre 22h e 23h, existem outros comportamentos que você deve seguir.

Tenha em mente que estabelecer uma rotina noturna consistente é um passo importante. Logo, procure deitar-se e levantar-se no mesmo horário todos os dias, inclusive nos fins de semana.

Além disso, é importante criar um ambiente propício para o sono. Mantenha o quarto escuro, silencioso e em uma temperatura agradável. Nesse sentido, evite a exposição a luzes fortes, especialmente de dispositivos eletrônicos como smartphones e computadores, pelo menos uma hora antes de dormir.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário