O micro-ondas tornou-se indispensável na cozinha moderna. O eletrodoméstico oferece praticidade e rapidez no preparo de alimentos. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que existem lugares que não são adequados para a instalação do aparelho.
É fundamental considerar alguns fatores para garantir tanto a funcionalidade quanto a segurança do equipamento. Quer saber o local ideal? Confira as dicas abaixo!
Alguns lugares podem ser inadequados para instalação do micro-ondas – Foto: Canva PRO
8 lugares onde não se deve colocar o micro-ondas
Alguns lugares são simplesmente proibidos. Colocar o micro-ondas nessas superfícies pode acarretar problemas sérios. São eles:
1. Em cima da geladeira
Por mais que pareça uma economia de espaço, colocar o micro-ondas sobre a geladeira é desaconselhável. A geladeira expele calor para manter seu interior frio, e o micro-ondas também gera calor quando em uso.
A combinação desses dois fatores pode sobrecarregar ambos os aparelhos e levar a problemas de superaquecimento, além de dificultar a ventilação adequada do micro-ondas.
2. Não coloque seu micro-ondas perto da pia
A proximidade com a água representa um risco significativo. A umidade pode infiltrar-se nos componentes elétricos do micro-ondas, aumentando a chance de curtos-circuitos e choques elétricos, além de possíveis incêndios.
3. Próximo às paredes
A ventilação é fundamental para o bom funcionamento do micro-ondas. Colocá-lo muito próximo de paredes pode causar um bloqueio das saídas de ar, o que tem como consequência um superaquecimento e a redução da eficiência do aparelho.
4. Acima do fogão
Além dos riscos já mencionados de calor excessivo, a gordura e vapores provenientes do fogão podem acumular-se no micro-ondas, afetando sua limpeza e funcionalidade.
5. Superfícies instáveis ou irregulares
A instabilidade pode causar acidentes, como a queda do aparelho durante o uso, o que representa um risco de danos ao micro-ondas e lesões para os usuários.
6. No chão
Colocar o micro-ondas no chão não é nada prática. Além disso, pode atrair sujeira e bactérias, além de ser um risco para crianças e animais de estimação.
7. Locais muito altos ou muito baixos
O micro-ondas deve ser instalado numa altura confortável para o usuário, evitando o risco de derrubar alimentos quentes sobre si.
8. Perto de materiais inflamáveis
A proximidade com itens inflamáveis, como cortinas ou panos de prato, pode ser uma receita para desastres, especialmente se o micro-ondas superaquecer. Todo cuidado é pouco!
Onde guardar o micro-ondas com segurança, afinal?
O lugar onde o micro-ondas vai ficar deve combinar conveniência com segurança. Por isso, é preferível instalar o aparelho em uma bancada ou prateleira que esteja ao nível dos olhos ou ligeiramente abaixo. É importante se certificar de que haja espaço suficiente ao redor do aparelho para uma boa ventilação.
Outro aspecto importante é que a região escolhida tenha uma tomada próxima, evitando o uso de extensões elétricas, que podem não ser adequadas para suportar a carga elétrica do micro-ondas e apresentam riscos de incêndio.
Ao seguir essas diretrizes, você maximizará a eficiência e a segurança do seu micro-ondas, garantindo que ele funcione bem por muitos anos.