scorecardresearch ghost pixel



Heróis do calor, vilões da conta: 3 eletrodomésticos que gastam além da conta

Com as altas temperaturas no país, muitas pessoas utilizam esses eletrodomésticos para refrescar o ambiente. Porém, o custo poderá ser alto.



As altas temperaturas do início de ano tem castigado os brasileiros de diferentes regiões do país. Dentro de casa, as temperaturas podem ficar ainda mais altas, fazendo com que o uso de eletrodomésticos como o ventilador e o ar-condicionado aumentem. Além disso, quem não tem desses artefatos usa ainda alguns momentos em frente a geladeira para tentar se refrescar.

Leia também: Evite se puder: conheça o aparelho que deixa a conta de energia nas alturas

No entanto, junto com o conforto térmico, ocorre também o aumento das contas de energia no final do mês. Isso porque os três eletrodomésticos são considerados os vilões no consumo de energia nos dias de calor. Assim, o ar-condicionado e o ventilador são mais utilizados para diminuir a temperatura do ambiente, podendo causar impactos na conta de energia.

Em relação à geladeira, as pessoas costumam abrir mais o aparelho para pegar água ou até mesmo para se refrescar. No entanto, a cada vez que a porta da geladeira é aberta, o ar-quente do lado de fora desregula a temperatura interior do eletrodoméstico. Assim, o motor precisará funcionar mais intensamente para fazer com que a temperatura volte a ficar regulada.

Qual o gasto extra dos 3 vilões da conta de energia?

Segundo especialistas, o consumo de um ar-condicionado é de 800W a 1000W por hora. Em termos de comparação, uma lâmpada consome 10W pelo mesmo período, enquanto um ventilador consome 100W. Ou seja, em uma noite com o ar-condicionado ligado, considerando 8 horas de sono, o aparelho gasta o mesmo tanto que um ventilador gastaria em 32 horas.

Foto: Shutterstock

Levando em consideração um ar-condicionado de 9 mil BTUs, com consumo de 120 kWh por mês, o custo extra na conta dos consumidores será de R$ 128,40 pelo uso de oito horas diárias em um mês. No caso do ventilador de teto, o consumo mensal poderá ser de até 24 kWh mensais. Caso seja utilizado por oito horas diariamente, o aumento será de R$ 25,68 ao mês.

Por fim, uma geladeira comum possui um consumo de até 150W. No caso das geladeiras duplex, o consumo é ainda maior, podendo chegar aos 250W. Por mais que não seja possível especificar a quantidade de Watts consumido quando uma geladeira é aberta, a recomendação dos especialistas é que o aparelho fique fechado pela maior quantidade de tempo possível. Assim, para garantir água gelada sem precisar abrir a geladeira, a recomendação é deixar a água em um recipiente térmico em um local fresco.

Foto: Reprodução




Voltar ao topo

Deixe um comentário