Em um ano marcado por transformações tecnológicas e sociais, “imersão” foi eleita a palavra do ano pelos brasileiros, segundo o dicionário online Dicio. A popularização da inteligência artificial tem ampliado o uso desse termo, refletindo a busca por um envolvimento mais profundo nos processos criativos.
No último ano, a versatilidade crescente da “imersão” tem ocorrido em diversos contextos, como o emocional, o educacional e o de realidade virtual.
Em paralelo, uma pesquisa conduzida pela CAUSE, junto ao Instituto de Pesquisa IDEIA e ao PiniOn app, apontou “ansiedade” como a palavra que melhor define 2024 para os brasileiros.
Eleição da palavra do ano
A escolha de “imersão” como palavra do ano simboliza uma transformação cultural e econômica. Segundo especialistas, o termo revela uma nova forma de interação com as tecnologias emergentes, especialmente no campo da inteligência artificial.
A capacidade de adaptação e a procura por experiências imersivas têm sido uma constante em 2024, o que se reflete na pesquisa.
Outras palavras também ganharam relevância nas pesquisas em 2024, tais como “dengo”, “concupiscência (ambição)”, “abduzir”, “transcultural” e “prófugo (fugitivo)”. “Sustentabilidade”, “inclusão” e “cibersegurança”, “desplugar” e “reconexão” fecham o top 10.
Ansiedade em evidência
Selecionada por 22% dos participantes entre cinco palavras finalistas, a palavra escolhida na pesquisa da CAUSE ressalta o estado emocional prevalente em meio às incertezas globais e ao ritmo acelerado das mudanças contemporâneas.
Após a seleção inicial por especialistas em comunicação e ciências sociais, o termo “ansiedade” foi submetido a uma pesquisa com 1.538 pessoas de diversas regiões do Brasil e liderou as escolhas, seguida por “resiliência”, “inteligência artificial” e “incerteza”.
Influência das palavras estrangeiras
Palavras estrangeiras também marcaram presença no vocabulário brasileiro em 2024. “Nepo baby” destacou-se como a expressão estrangeira mais popular, conforme o Dicio. Este termo descreve a vida profissional dos filhos de famosos, ganhando ampla repercussão nas redes sociais.
Na esfera internacional, a Oxford University Press escolheu “brain rot” como a palavra do ano. O termo é utilizado por jovens para descrever a deterioração mental causada pelo excesso de conteúdo digital trivial, destacando uma preocupação crescente com a saúde mental na era digital.
A escolha da palavra do ano reflete mais uma transformação cultural do que a quantidade de pesquisas, conforme explica a lexicógrafa. Assim, “imersão” e “ansiedade” sintetizam as experiências vividas pelos brasileiros em um ano de intensas mudanças.