Dormir bem é essencial para a saúde física e mental. No entanto, um estudo da Philips revela que 49% das pessoas estão satisfeitas com o próprio sono. Os outros 51%, por outro lado, têm queixas relacionadas a essa fase importante de reparação da saúde.
Dado alarmante, essa realidade destaca a importância de adotar hábitos que promovam uma noite de descanso adequado. Nesse sentido, a médica Dalva Poyares, da Sociedade Americana de Medicina do Sono, em entrevista à Agência Brasil, alerta que a privação de sono pode levar a problemas graves, como diabetes e hipertensão.
Por esse por por outros motivos relacionados à saúde, é imprescindível entender o que evitar antes de dormir para garantir um repouso saudável.
Dormir mal é prejudicial para diferentes partes do corpo, já que o sono é um processo reparador de todo o organismo – Imagem: SHVETS Production/Pexels
O que NÃO fazer antes de dormir
O uso de celulares, tablets e televisões antes de dormir é prejudicial ao sono. Em entrevista à CNN Brasil, Monica Andersen, diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono, explica que a luz azul desses aparelhos confunde o cérebro, pois simula a luz solar e dificulta a produção dos hormônios do sono.
Além disso, a busca por informações na internet gera um ciclo de gratificação cerebral, o que aumenta o estado de alerta. Tal armadilha torna difícil interromper o uso prolongado desses dispositivos e afeta de forma negativa o descanso noturno.
Alimentação: atenção ao que for consumir
Dieta também é um fator relevante para o sono, pois consumir alimentos pesados ou em excesso logo antes de deitar pode prejudicar o descanso. A recomendação é fazer uma refeição leve pelo menos duas horas antes de dormir para evitar agitação estomacal e intestinal durante a noite.
Também em entrevista à CNN Brasil, a pneumologista do Instituto do Sono, Erika Treptow, sugere reduzir ou eliminar o consumo de bebidas estimulantes, como café, álcool e energéticos, cerca de quatro horas antes de ir para a cama.
Adotar tais práticas pode não só melhorar a qualidade do sono, mas também prevenir problemas de saúde a longo prazo. Priorize um ambiente calmo e rotinas saudáveis para desfrutar de um repouso reparador.
* Com informações da Agência Brasil, CNN Brasil e do portal Terra.