Candidatos aprovados no último concurso do INSS que aguardavam por convocações, infelizmente, precisarão de novo edital para ingressar no órgão. A validade da seleção realizada em 2015 foi expirada neste domingo (05) e, até então, não houve sinal de autorizações para nomeação de excedentes.
Ao todo, eram mais de 2.600 classificados que seguiam na expectativa de posse. No entanto, apesar do exorbitante índice de aposentadorias apresentado pelo Instituto, nenhuma nomeação foi autorizada.
Aposentadorias
A situação do quadro de servidores do INSS é preocupante e consequência do elevado número de aposentadorias solicitadas. Para se ter uma ideia, das 1613 agências ativas, 314 operam com a expectativa de mais de 50% dos ativos entrando com pedidos de saída.
Comece a estudar: Apostila para Técnico do Seguro Social e Analista do Seguro Social
Tais pedidos, cujo montante chega a 3.557 colaboradores, engrossam uma realidade que já não é fácil. Atualmente, o déficit chega a 8.905 servidores, a maior parte dele, em agências da região Sudeste.
Novo Concurso INSS
Com a finalidade de sanar a vacância em agências de todo o país, o INSS entrou com pedido para provimento de 16.548 vagas junto ao Ministério do Planejamento. Desse total, 7.580 seriam destinadas a um novo certame.
O quantitativo inclui 3.941 para técnico, 1.493 para analista e 2.136 para perito. A primeira exige formação de nível médio enquanto as demais demandam nível superior em qualquer área ou específica, a depender da função assumida. As remunerações variam entre R$ 5.344,87 e R$ 10.616,14 incluindo o auxílio-alimentação.
A solicitação foi ratificada por nota tetécni encaminhada pelo INSS cujo conteúdo descreve a situação enfrentada pela autarquia. Apesar de movimentações registradas pela Pasta, ainda não há previsão para lançamento do edital.
A expectativa é de que, perante a expiração da validade do concurso anterior, as oportunidades previstas sejam liberadas o quanto antes.