scorecardresearch ghost pixel



Concurso INSS: Déficit de pessoal atrasa benefício para 175 mil mães

Atraso no salário maternidade das beneficiárias pode ser consequência da falta de mão de obra, assim como outros problemas de atendimento do INSS.



Os problemas ocasionados pelo déficit de servidores do INSS tornaram-se assunto frequente há algum tempo. E, pelo “andar da carruagem”, não devem sair de pauta tão cedo! As afetadas agora são 175.183 beneficiárias que aguardam a concessão do salário-maternidade.

A licença ou salário maternidade é um benefício previdenciário garantido às mães afastadas de seus empregos entre os estágios finais da gestação e os primeiros meses do bebê. O benefício também é assegurado nos casos de adoção.

Um direito que é garantido por lei, mas encontra obstáculos em problemas estruturais. O prazo inicial para o recebimento do salário varia entre 30 e 45 dias. Porém, de acordo com informações do noticiário Bom Dia Brasil, mães têm relatado demora superior a seis meses para o recebimento do auxílio.

À medida em que não há pessoal para atendimento, a fila tende a aumentar. No Distrito Federal, por exemplo, 4.742 mães aguardam para receber o benefício. E, como se sabe, o problema não é exclusividade desse tipo de benefício.

A análise de aposentadorias é outro ponto que tem sofrido com a carência de servidores. Somente no Rio de Janeiro, mais de 32 mil pessoas aguardam pela análise de seus processos. O “buraco” no quadro funcional foi confirmado, pela própria autarquia, como causadora dos problemas.

Comece a estudar: Apostila para Técnico do Seguro Social e  Analista do Seguro Social

Concurso INSS

A partir dos relatos, é mais que compreensível a urgência na autorização do Concurso INSS. Ao que tudo indica, a carência chega a 16 mil funcionários em todo o país. A gravidade da situação é tanta que o Tribunal de Contas da União (TCU) deve ser acionado para acelerar o processo.

Segundo o presidente do INSS, Edison Garcia, e o secretário de Administração da Fenaspssindicado da categoria, o pedido do certame segue em caráter de urgência. A expectativa é que, mediante a autorização, as vagas liberadas priorizem as agências que apresentem maior déficit funcional.

Atualmente, tramita pelo Planejamento pedido com 7.888 vagas, sendo 3.984 para técnico, 1.692 para analista e 2.212 para perito. O primeiro exige formação de nível médio enquanto as demais carreiras demandam conclusão de nível superior.

As remunerações iniciais variam de R$ 5.344,87 a R$ 10.616,14, incluindo o auxílio-alimentação. A autorização do novo certame é urgente se levarmos em conta o buraco de proporções estratosféricas apresentado pelo quadro de servidores do INSS.

Comece a estudar: Apostila para Técnico do Seguro Social e  Analista do Seguro Social




Voltar ao topo

Deixe um comentário