Um produto passa por diversas fases dentro de uma empresa até chegar ao cliente. Assim sendo, a Cadeia de Valor pode ser definida como o caminho interligado que o item faz dentro do órgão.
O conceito diz respeito às transformações da peça. Ou seja, desde quando é matéria bruta, até se tornar bem de consumo. O termo foi criado por Michael Porter, que organizou o definição em primária e secundária.
As primárias são as atividades estipuladas por relações diretas. Enquanto a secundária se refere as ações que não envolvem o produto diretamente.
A margem é o índice de desempenho da cadeia de valor e ela pode ser calculada a partir do valor total da cadeia subtraindo os custos das atividades.
Cadeia de valor: atividade primárias
Logística Interna ou de entrada:
Fazem parte dos arranjos logísticos de uma empresa a recepção, o armazenamento e a distribuição interna dos recursos. Por exemplo, a matéria- prima que será utilizada no processo de produção.
Operações:
Esse aspecto diz respeito a ações relacionadas à produção, ou seja, à transformação dos recursos em produto.
Logística externa ou de saída:
Como o nome já sugere, faz parte desta fase desde o recolhimento do produto onde ele foi produzido, até sua distribuição nos pontos em que será vendido.
Marketing e Vendas:
Nesse ponto ações promocionais, estratégias de venda e quaisquer atividades que tenham ligação com ações comerciais, estão incluídas.
Serviço pós-venda:
Diz respeito à devolução ou troca de algum produto, por exemplo. Ou a assistências prestadas durante um período determinado.
Cadeia de Valor: atividades secundárias
Apoio e suporte:
Aspecto relacionado com a infraestrutura da empresa, com as atividades da gestão global que envolvem o relacionamento,o planejamento, a administração e a contabilidade do órgão.
Gestão de recursos humanos:
Diz respeito às contratações e a forma de gerir os funcionários da organização.
Desenvolvimento tecnológico:
Quando a empresa investe em tecnologia para que a produção aconteça de forma mais ágil ou produtos sejam aprimorados.
Aquisição:
Obtenção de recursos ou a compra de materiais
Cadeia de Valor e Cadeia de Suprimentos: diferença
Os dois conceitos possuem definições semelhantes, no entanto se diferenciam quando se trata da finalidade que cada um tem.
A cadeia de valor tem o objetivo de registrar o valor agregado, a partir da identificação dos processos que estão inseridos no movimento que o produto faz. Assim sendo, a sua função principal é gerar um fluxograma da estrutura interna.
Isso é importante para que o tempo de produção seja otimizado em situações que o produto não agregue tanto valor à empresa. Em contrapartida, a cadeia de suprimentos busca maximizar os resultados da organização.