Caixa vai renegociar dívidas habitacionais de até 600 mil famílias

Banco também anunciou corte nos juros do crédito imobiliário e ampliação das formas de renegociação de financiamento imobiliário atrasado.



Nesta quarta-feira, 5, a Caixa Econômica Federal anunciou que vai cortar juros no crédito imobiliário. Além disso, banco vai oferecer novas alternativas para renegociação de financiamento de imóveis em atraso. As reduções de taxas serão válidas tanto para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), quanto para o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Enquanto o primeiro é voltado para imóveis de até R$ 1,5 milhão e permite o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o segundo é voltados para imóveis que ultrapassam esse valor, mas que não contempla a possibilidade de uso do Fundo. Importe frisar que elas valem somente para novos contratos.

Com a mudança, a taxa mínima para imóveis residenciais enquadrados no SFH e SFI será de 8,5% ao ano, e a máxima de 9,5% ao ano. Os novos percentuais começam a valer na próxima segunda-feira, 10.

“Além de ampliar a oferta de crédito imobiliário em condições competitivas de mercado, a redução dos juros demonstra nosso compromisso com as melhores condições de financiamento para as pessoas e colabora para a retomada de investimentos no setor, com a criação de empregos, mais renda e aquecimento da economia”, afirmou o presidente do banco Pedro Guimarães.

Parcelas atrasadas poderão ser renegociadas

Outra boa notícia é que a Caixa vai aumentar as possibilidades de renegociação de financiamento imobiliário atrasado. A estimativa da instituição é que a medida contemple cerca de 600 mil famílias.

“Entendemos que os brasileiros passaram por situações difíceis nos últimos anos e, diante disso, estamos oferecendo uma oportunidade para que possam regularizar os pagamentos, adequar os compromissos e manter o equilíbrio financeiro familiar”, afirmou Guimarães.

Entre as opções oferecidas pelo banco, está usar o saldo do FGTS para reduzir a prestação, alterar o vencimento ou pagar à vista uma entrada e incorporar as parcelas atrasadas em prestações a vencer. Entretanto, as condições dependem da situação do contrato, levando em consideração:

  • Valor contratado;
  • Valor da garantia;
  • Cota de financiamento;
  • Quantas prestações já foram pagas.

Clientes que não se enquadram nos pré-requisitos citados devem procurar uma agência da Caixa para verificar outros possíveis acordos.

Interessados devem entrar em contato diretamente nas agências ou pelo telefone 0800-726-8068 (escolher opção 8), pelo portal criado para a renegociação, nas redes sociais da Caixa (Facebook Twitter), no aplicativo Caixa Habitação ou Internet Banking Caixa.

Confira também: Veja como aproveitar mutirão da Caixa para tirar nome do SPC/Serasa




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário