scorecardresearch ghost pixel



Saiba como consultar a situação do seu CPF na Receita Federal

Site da Receita Federal oferece recurso para consulta gratuita da situação cadastral do CPF. Também é possível verificar o CPF em listas de negativados.



A Receita Federal possui um recurso em seu site para que o cidadão possa conferir a situação do seu CPF. Tal ferramenta é essencial para saber se seu CPF está regular ou com contratempos, fato que pode gerar problemas durante a declaração do Imposto de Renda.

Desse modo, caso o indivíduo possa algum empecilho com a sua situação, é necessário que a regularização seja realizada pessoalmente em locais de atendimento ao cidadão da Receita Federal.

Como Consultar o CPF

Para consultar a situação de seu CPF, é necessário que o interessado possua o número de inscrição em mãos e saiba também a data de nascimento. É possível consultar a situação de outras pessoas, desde que possua esses dados.

    • 1º passo: É necessário acessar o site da Receita Federal e informar os dados solicitados. Logo após, clique em “não sou um robô” e responda ao pequeno teste solicitado pelo Google. Em seguida clique em “consultar”.
    • 2º passo: Os dados pessoais do titular do CPF aparecerão, assim como a situação de seu cadastro em “situação cadastral”.
    • 3º passo: Caso haja o interesse de imprimir a página, role até o fim da página e selecione a opção “preparar página para impressão” no canto direito da tela.

O serviço oferecido pela Receita Federal é gratuito e rápido, podendo ser feito sempre que o cidadão precisar saber ou informar a situação cadastral de seu CPF.

Confira: Santander possibilita consulta gratuita do CPF na lista do Serasa.

CPF Negativado

Caso a situação do CPF seja negativada, o usuário também pode consultar seu cadastro nas listas de negativados. Tal medida é essencial para quem deseja pedir um empréstimo ou queira descobrir qual o problema.

Há três listas de negativados no país: Boa Vista SCPC, Serasa e SPC. Duas dessas instituições oferecem o serviço de consulta ao CPF negativado de modo online e gratuito.

Boa Vista SCPC

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) permite que o cidadão confira seu CPF de forma online e gratuita. Para isso, o interessado deve entrar no site da instituição, realizar seu cadastro e conferir sua situação nos dados da Boa Vista SCPC.

Serasa

O Serasa também oferece a consulta online e gratuita, pela internet ou pelo aplicativo. Para realizar a consulta, é preciso realizar o cadastro com seus dados pessoas e conferir sua situação cadastral na lista do Serasa.

SPC Brasil

Já o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) não oferece a consulta gratuita. Porém, o consumidor que deseja verificar sua situação nessa lista, deve acessar o site da instituição e pagar uma taxa no valor de R$ 9,90 para realizar a consulta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário