scorecardresearch ghost pixel



O que é CEO?

O conceito diz respeito ao cargo mais alto que uma pessoa pode alcançar dentro de uma empresa. Dentre os principais CEOs do mundo há nomes como os de Steve Jobs e Mark Zuckerberg.



Chief Executive Officer (CEO) é o termo que se aplica a posição executiva mais alta na hierarquia de uma empresa. Dessa forma, ele tem a função de desenvolver e implementar as macro estratégias, tomar as grandes decisões, gerenciar as operações e recursos, dentre uma série de outras tarefas.

O CEO, dependendo dos planos de cargos que cada órgão possui, também pode ser chamado de presidente ou diretor executivo. Dessa forma, ele fica encarregado de se reportar ao conselho da empresa, mais especificamente ao presidente do conselho ou o chairman.

É o chairman que possui a última palavra no conselho, mesmo com o CEO fazendo parte do grupo. Mas aí pode vir o questionamento tal como “mas o CEO não ocupa o cargo mais alto, então, por qual motivo não tem a última palavra?”

Bem, geralmente, o CEO não é o dono da empresa , mas sim um executivo contratado exatamente para aquela função, por ter uma extrema capacidade de gerenciamento.

Fator essencial para que ele consiga lidar com os negócios e as questões operacionais. Assim sendo, o dono do órgão fica na posição do chairman, neste caso.

As grandes companhias contam com um sistema hierárquico para que as estratégias dos negócios possam ser colocadas em prática. Por isso, há outros Cs, que vem abaixo do CEO, os quais cumprem funções específicas:

  • CFO: Chief Financial Officer, ou Diretor Financeiro
  • COO: Chief Operating Officer, ou Diretor de Operações
  • CMO:Chief Marketing Officer, ou Diretor de Marketing
  • CIO: Chief Information Officer, ou Diretor de Informática
  • Há outros que dependem da empresa, tais como CHRO (Recursos Humanos), CCO (Comunicação), etc.

Veja também: O que é COO? E o que esse profissional faz?

CEOS mais conhecidos no mundo

No mundo existem muitos CEOs, mas há alguns nomes que ganharam destaque por terem criados projetos de projeção global. Pode ser que não de todos, mas, com certeza, você já ouviu falar em pelo menos um da lista abaixo.

  • Steve Jobs: CEO da Apple e co-fundador da empresa. Ironicamente, em 80 foi demitido do órgão pelo CEO que ele mesmo tinha contratado, John Sculley. No entanto, em 1997 retornou à companhia e a colocou no topo novamente.
  • Tim Cook: Quando Jobs morreu Cook era o COO da Apple e atualmente ele é o CEO.
  • Mark Zuckerberg: CEO do Facebook , ele é também um dos líderes que mais se destacam no Vale do Silício.
  • Larry Page: Um dos fundadores, ao lado de Eric Schimidt, do Google. Atualmente Larry é CEO da empresa.
  • Steve Ballmer: Foi contratado por Bill Gates para trabalhar na Microsoft e é CEO da companhia desde 1980.
  • Marissa Mayer: CEO do Yahoo. Ela é uma das poucas mulheres que estão na lista de CEOs de empresas do ramo de tecnologia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário