scorecardresearch ghost pixel



O que é COO?

O COO é considerado o braço direito do CEO dentro de uma empresa. Saiba quais são os requisitos necessários para que a pessoa possa alcançar o cargo no órgão e quais são as características que deve possuir.



Chief Operating Officer (COO) se equivale, no Brasil, com  o Diretor de Operações. Na hierarquia da empresa ele é o segundo e pode ser considerado o braço direito do CEO, Chief Executive Officer. 

Assim sendo, cabe ao COO, que é o gestor sênior, controlar as operações diariamente e reportar tudo ao CEO. Um exemplo do quanto os dois cargos estão ligados é o de Tim Cook. O líder era COO da Apple e Steve Jobs o CEO. Dessa forma, após a morte de Jobs, Cook se tornou o substituto natural e, atualmente, é CEO da companhia global.

Saiba mais: o que é o CEO?

COO: o que ele faz?

Para que o CEO possa focar em assuntos mais estratégicos e não precise se preocupar com as questões burocráticas do dia a dia da empresa, existe o COO. Assim sendo, o diretor de operações reduz o envolvimento do CEO em pautas mais secundárias.

Sobre o cargo de COO, pessoas de diferentes campos e formações podem exercê-lo. O ponto crucial para atuar nesta posição é ter afinidade com o CEO e também ter uma identificação com aquela área da empresa em que irá atuar. Além disso, é necessário se identificar com as demandas do órgão que são destinadas ao setor de operações.

Portanto, quem exerce esse cargo tem toda a confiança do CEO e, por isso, um de seus valores mais característicos é a lealdade. Ademais, é importante que o líder tenha um perfil que seja voltado para a resolução de problemas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário