Chief Financial Officer (CFO) é o cargo de Diretor Financeiro de uma empresa. Dessa forma, cabe a ele todas as responsabilidades que envolvem ações financeiras da organização.
Assim sendo, mesmo com o CEO (Chief Executive Officer) atuando no topo da hierarquia do órgão, o CFO tem um papel fundamental na tomada de decisões.
Ele participa das definições de investimentos e também na gerência de receitas e despesas da empresa. Por isso, dentro do setor financeiro, Chief Financial Officer é a posição mais elevada.
Já no quadro geral, o CFO fica em terceiro na hierarquia, atrás somente do CEO e do COO. Portanto, dependendo do formato do negócio da companhia, ele pode evoluir e ocupar o cargo mais alto dentro o órgão.
Saiba mais: O que é CEO e quais são os mais conhecidos do mundo?
CFO: o que ele faz?
Cabe ao Diretor Financeiro administrar as estratégias financeiras que fazem parte do negócio. Além disso, ele envolve neste processo a tesouraria e contabilidade da organização.
Dessa forma, o CFO tem a função de tomar as decisões que envolvem os investimentos que a empresa realiza. Nesta tarefa é inclusa também a análise de risco que essa aplicação contém.
Portanto, para conseguir ter o controle, o Diretor Financeiro tem que supervisionar o caixa e todos os movimentos financeiros que acontecer. Além disso, ele precisa procurar por capital para que a empresa possa realizar investimentos no processo.
Ademais, o CFO fica encarregado também de conhecer a fundo o cenário em que a companhia está inserida para que possa adotar as estratégias econômicas e de previsão mais adequadas para cada situação.
Como se tornar um CFO?
Para se tornar um Diretor Financeiro é necessário ter larga experiência como controlador e estrategista financeiro. Além de ter formações específicas para chegar a essa posição.
Assim sendo, geralmente, o CFO inicia sua carreira em setores como auditores, contabilistas ou gestores financeiros. Portanto, para ser um é preciso ser graduado em Economia, Contabilidade, Administração ou qualquer outra área que possua relação com finanças.
Além disso, é necessário ter outras especializações no currículo. Tais como MBA, mestrado ou, até mesmo, doutorado na área.
Veja também: o que é um COO?