Características de um empreendedor de sucesso

Um empreendedor precisar possuir espírito de liderança e não ter medo de errar. Saiba quais são as características que não podem faltar para quem quer seguir o caminho do empreendedorismo e como ele deve se portar diante das dificuldades.

Para ser um bom empreendedor a pessoa precisa ter um perfil de líder e ser criativo o suficiente para pensar em projetos inovadores. Geralmente, é ele que toma a iniciativa e começa um negócio.

Dessa forma, o empreendedor é um agente da mudança. É aquele que consegue colocar os olhos em um problema antigo e encontrar uma nova solução para aquela questão.

Assim sendo, o termo pode se aplicar tanto a empresários, como a funcionários que possuem uma capacidade diferenciada de encontrar soluções que possam melhorar a empresa em que estão trabalhando.

Normalmente quem possui este perfil é muito solicitado pelas organizações. Isso acontece pelo fato de os órgãos estarem em busca de funcionários que tem poder de iniciativa e proatividade. Dessa forma, este colaborador vai conseguir solucionar as questões pendentes de maneira criativa e de modo que gere lucros à empresa.

Portanto, o empreendedor é aquele que precisa ter uma visão mais ampla, que vá além. Não basta somente ter uma boa ideia. Ele coloca ela em prática da maneira mais consistente possível.

Então, pode-se dizer que para ser um bom empreendedor o indivíduo precisa combinar três aspectos: criatividade, planejamento e persistência. Essa combinação dá tão certo que existe um sistema de empreendedorismo em série. O conceito se refere a indivíduos que criam novos negócios bem sucedidos, em ramos diferentes.

Qual é o perfil de um bom empreendedor?

Para conseguir ser um empreendedor de sucesso há algumas características que precisam ser seguidas pelo individuo e outros que já são inerentes a ele. Tais como:

  • Possuir espírito de liderança
  • Ser voltado à ação
  • Ter perspectiva de futuro e visão
  • Ter capacidade de aprendizagem e autocrítica
  • Ser proativo no momento de buscar novas oportunidades
  • Ter persistência e flexibilidade e não desistir diante das dificuldades
  • Saber correr os riscos calculados
  • Ter poder de persuasão
  • Investir em networking
  • Não depender do outros, mas saber ouvir críticas e opiniões
  • Não buscar apenas posição ou reconhecimento social
  • Ter ambição, tanto consciente, quanto inconsciente
  • Não ser ingênuo achando que o caminho para obter sucesso é fácil

Como se tornar um empreendedor de sucesso: dicas

É importante que quem deseja ser um empreendedor saiba que não há uma receita de sucesso. No entanto, há alguns passos que se forem seguidos aproximam a pessoa ainda mais daquilo que ela almeja. Por exemplo:

Faça um estudo de mercado

Uma pesquisa é importante para que a pessoa possa identificar o que pode ser oferecido no mercado. Algo inovador que ainda não existe, ou que pode ser feito de uma maneira diferente.

Em seguida, estude se há demanda, qual é a dimensão que ela possui e quais são os potenciais consumidores que vão pagar por uma ideia inovadora.

Capacite-se 

Para se tornar um empreendedor não há necessidade de procurar cursos caros e distantes. O empreendedorismo é bom para a economia e, por isso, o governo incentiva a prática. Dessa forma, há diversos cursos gratuitos, que são disponíveis, até mesmo na internet, para quem deseja seguir este caminho.

Portanto, mesmo se a pessoa tiver uma excelente ideia, antes de tentar colocá-la em prática é necessário estudar sobre administração. A maioria dos negócios fecham nos primeiros meses de existência e isso acontece pela falta de experiência em gestão que os proprietários possuem.

Ouça conselhos

Com o temor de ter a ideia roubada, muitas pessoas que pensam em se tornar um empreendedor não pedem dicas para quem já atua no ramo e possui experiência.

Contudo, não ouvir conselhos é um erro. Conversar com empreendedores experientes, ouvir dicas, prestar atenção nas opiniões e saber quais são as dificuldades que eles encontraram pelo caminho é essencial.

Tome cuidado com o excesso de ambição 

Quem deseja se tornar um empreendedor precisa ter a noção de que ninguém consegue expandir um negócio de maneira milagrosa. Por isso, o ideal é começar com uma iniciativa menor e ir expandido ao longo do tempo.

Todo negócio demora, no mínimo, alguns meses, para conseguir engrenar e gerar lucro ao empreendedor. Por isso, ele precisa estar preparado para essa fase e ter capital o suficiente para arcar com as despesas do empreendimento.

Seja flexível 

Imprevistos são naturais de acontecer em qualquer momento do negócio. Por isso, mesmo que a pessoa esteja com o projeto totalmente idealizado na mente, no momento de colocá-lo em prática pode ser que ele não saia como o planejado.

Portanto, não há a necessidade de ter vergonha de reformulá-lo e adaptá-lo à nova realidade mercadológica. Caso seja necessário aprender com os erros e começar novamente, isso não é um problema.

Saiba mais sobre empreendedorismo.

Características de um empreendedor de sucesso
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário