scorecardresearch ghost pixel



Teamwork

O método utiliza o trabalho em grupo como base, para que os funcionários não criem características negativas como competitividade e egoísmo dentro de uma empresa. O intuito desse formato é fazer com que todos trabalhem em busca de uma melhor performance do órgão



O que é Teamwork? Teamwork pode ser traduzido como trabalho em equipe e é o processo de trabalho realizado por mais de uma pessoa, com o foco em um objetivo comum para a empresa.

Dessa forma, o trabalho em conjunto dentro de um órgão busca fazer com que as habilidades pessoas e profissionais distintas de cada funcionário sejam reunidas. Isso é feito para que soluções criativas possam ser elaboradas para o negócio.

Assim sendo, o método faz com que os trabalhadores construam juntos, ao invés de procurar destacar aspectos individuais. Fator que acaba por gerar um comportamento egoísta e competitivo no ambiente de trabalho.

Portanto, o teamwork pode ser criado de acordo com o que a empresa necessita. O órgão pode reunir pessoas do mesmo setor, ou juntar talentos de áreas diferentes para que um novo projeto ou negócio seja colocado em prática.

O termo passou a ser utilizado no Brasil , principalmente, por empresa de tecnologia da informação (TI). Assim, muitas delas implementaram um sistema de gestão interna, para que as equipes se desenvolvessem por meio de times (team, em inglês).

Por isso, cada grupo possui um team leader, que fica responsável por liderar o projeto enquanto trabalha nele. Tanto o teamwork, quanto o team leader estão sendo utilizados em outras áreas de negócios.

Os dois conceitos são apontados como os responsáveis pela melhor performance de alguns órgãos. Portanto, alguns autores da área de administração defende que o teamwork é um método de gestão.

O termo busca o exercício das atividades feitos com um espírito de união. Além disso, ele é visto também como uma maneira de motivar o grupo, criando uma cultura de equipe, o que , consequentemente, se manifesta na produtividade da empresa.

Teamwork: benefícios

  • Empoderamento da equipe
  • Criação de uma cultura de trabalho
  • Sinergia entre os membros
  • Evita conflitos e egos insuflados
  • Reduz hierarquia e a distância entre as pessoas
  • Encoraja a multidisciplinaridade
  • Dá uma maior flexibilidade




Voltar ao topo

Deixe um comentário