scorecardresearch ghost pixel



Cartão BNDES – Como funciona, Como fazer, Quem Pode Ter e Benefícios

As empresas com faturamento bruto anual de até R$ 90 milhões, de controle nacional, podem crescer e inovar contando com os diversos benefícios.



Destinado a micros, pequenos e médios empresários brasileiros, o Cartão BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento é voltado para fins de investimento e ampliação de seus negócios. Ocorre de modo que suas taxas sejam bem mais vantajosas do que os empréstimos oferecidos pelas outras instituições, além da facilidade para o uso.

Portanto, pode-se dizer que o Cartão BNDES Mastercard é o meio de pagamento eletrônico criado para simplificar e tornar mais rápido e seguro o acesso a essas linhas de financiamento.

O cartão BNDES pode ser emitido pelos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Bradesco, BRDE, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Sicoob e Sicred.

Benefícios Cartão BNDES

Confira alguns dos benefícios oferecidos aos usuários do Cartão BNDES:

  • Crédito rotativo e pré-aprovado;
  • Limite de crédito de até R$ 2.000.000,00 por Cartão BNDES, por banco emissor;
  • Prazo de pagamento em até 48 meses, com prestações fixas e iguais;
  • Taxa de juros atrativa, determinada pelo BNDES.

Cartão BNDES: Como funciona?

Com mais de 200 mil itens cadastrados no catálogo, o serviço financeiro oferecido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento tem como objetivo financiar a compra de materiais e serviços que os micros, pequenos e médios empresários precisam.

Devido as taxas de juros serem menores do que dos empréstimos tradicionais, consequentemente, colabora com o crescimento da empresa, uma vez que o crédito se torna mais barato no final.

Apesar de sua função ser destinada a serviços com maiores proporções, este tem como base as principais funções de um cartão de crédito comum. O cartão do BNDES também permite que você faça pagamentos parcelados, desde que o valor não ultrapasse o limite definido pelo banco.

É importante lembrar que a quantidade de parcelas varia entre três e 48 prestações e, por ser um cartão de crédito que faz financiamentos, não é possível pagar nada à vista. Em caso de antecipação de alguma parcela, deve-se entrar em contato com o banco que emitiu o seu cartão.

Quem pode ter o Cartão BNDES?

Há requisitos rigorosos a serem seguidos. Somente donos de micro, pequena ou média empresa, com sede no Brasil e faturamento de até 90 milhões por ano podem ter esse cartão. No caso de produtores rurais, somente os que possuem CNPJ podem solicitar o cartão.

Junto a isso, a empresa não pode ter irregularidades no pagamento do INSS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e tributos federais.

O BNDES não exige um tempo mínimo no mercado, mas o banco que fornecerá o cartão pode exigir. Por isso, é necessário ficar atento quanto a essa possível condição do banco que prestará o serviço.

Indivíduos que exercem algumas atividades econômicas tais quais ações bancárias que já recebem incentivos fiscais, como comércio de armas, donos de motéis ou saunas não são consideradas compatíveis com a política de crédito do BNDES.

Como solicitar o Cartão BNDES?

Primeiramente, deve-se acessar o site do BNDES. Já no site, clique no link “solicite o seu cartão”. Então, informe o seu CNPJ e a classificação nacional de atividades econômicas – CNAE. Depois, selecione o banco onde você já tem conta corrente e pretende fazer o cartão e preencha a proposta de solicitação do cartão.

Após o pedido no site, o empresário deverá ir ao banco onde já tem conta corrente para apresentar a documentação exigida que é composta por:

  • Balanço Patrimonial;
  • Contrato Social da empresa;
  • Atas de eleição dos administradores;
  • Certidão Negativa de Débito (CND);
  • Certidão de regularidade do FGTS – que você pode solicitar no site da Caixa.

Uma vez apresentados todos os documentos, o prazo de emissão do cartão pode demorar até 30 dias corridos.

Os bancos que emitem os cartões BNDES são o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Bradesco, BRDE, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Sicoob e Sicred.

Cartão BNDES tem anuidade?

Apesar de não haver cobrança de anuidade, há juros e uma taxa de abertura de crédito, cujo valor muda conforme o banco.

Veja também: Cartão Itaú – Como fazer, Anuidade, Limite, Desbloquear, 2ª via




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário