scorecardresearch ghost pixel



Cartão Cidadão – O que é, Para que Serve, 2º via e Como fazer

Com este cartão é possível ter acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas, podendo sacar seu FGTS, PIS, PASEP com maior facilidade.



Apesar de muita gente não ter conhecimento, o Cartão Cidadão é um cartão magnético emitido pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Governo Federal. Embora seja parecido com qualquer cartão de débito ou de crédito existente, a função do cartão cidadão é outra.

Este, facilita o acesso aos serviços e benefícios sociais e trabalhistas. Por meio do cartão, é possível que o cidadão brasileiro tenha um maior controle sobre seus benefícios pagos pelo Governo Federal.

Veja mais informações essenciais sobre esse serviço:

Para que serve o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão serve para fazer o saque de vários benefícios sociais e, também, para conferir várias coisas referentes ao cadastro pessoal.

Por meio do cartão, é possível ter acesso aos seguintes benefícios:

  • Bolsa Família;
  • Seguro-Desemprego;
  • FGTS;
  • PIS;
  • Abono Salarial;
  • Consultar o saldo e extrato;
  • Efetuar saque.

Onde posso usar o Cartão Cidadão?

O Cartão do Cidadão é usado para receber o pagamento de benefícios sociais administrados pela Caixa, de forma prática, através de pontos de atendimento, caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa.

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Primeiramente, vale lembrar que, para ter o Cartão Cidadão você não precisa possuir uma conta bancária na Caixa. Para solicitar o cartão é necessário ligar no telefone de atendimento da Caixa Econômica Federal 0800-726-0207 ou comparecer em qualquer Agência da Caixa. Para que o atendimento seja mais rápido, tenha em mãos o número do seu NIS – Número de Identificação Social.

Como desbloquear o Cartão Cidadão ?

O procedimento de desbloqueio é simples. Basta ligar para o atendimento da Caixa Econômica Federal no número 0800 726 0207 e ouvir no menu a opção para “Desbloqueio do cartão do cidadão” para andamento do processo.

Como pedir 2ª via do Cartão Cidadão?

Para solicitação da segunda via, é preciso ligar novamente para o mesmo número de telefone da Caixa, 0800 726 0207. Para validar o pedido, tenha em mãos: Número do PIS/PASEP e seus dados pessoais.

Como consultar o saldo?

Pode-se fazer a consulta de saldo de diferentes formas. Uma opção é através do número de atendimento da Caixa Econômica Federal, citado anteriormente. É preciso que se tenha em mãos o número do PIS, uma vez que essa informação será solicitada durante a ligação.

Outra forma é por meio de pontos físicos. É possível consultar seu saldo em qualquer terminal eletrônico ou nos pontos de atendimento autorizados da Caixa Econômica espalhados pelo Brasil. Há mais de 4 mil pontos de atendimento, 15 mil correspondentes Caixa, 15 mil terminais de autoatendimento e mais de 13 mil lotéricas.

Além disso, pode-se acessar o site da Caixa Econômica Federal ou utilizar o seu aplicativo para esse fim. O site dispõe das principais informações sobre o PIS, o seu Abono Salarial e até do seu Seguro Desemprego. Além disso, é possível verificar o saldo, o calendário de pagamentos e as parcelas que à sua espera.

Veja também: Veja como consultar o número do PIS pelo CPF




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário