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Cartão cidadão: como tirar o documento que dá direito a benefícios

Cartão cidadão é uma das maneiras de receber vários tipos de benefícios que o governo disponibiliza para a população.



Quem recebe algum benefício do governo sabe que uma das formas mais fáceis de se receber o benefício é utilizando o cartão cidadão. Ele é o canal direto para receber os principais benefícios pagos pelo governo, entre eles o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, também chamado de FGTS, o Seguro Desemprego, Abono Salarial PIS/Pasep e também o Auxílio Brasil.

Veja também: Cartão Cidadão – O que é, Para que Serve, 2º via e Como fazer

Todas as pessoas com direitos a esse benefício e que não possuem uma conta na Caixa Econômica Federal têm o direito de solicitar para si o Cartão Cidadão.

A exigência de não ter uma conta na Caixa se deve ao fato de que, se o cidadão possui uma conta, todos esses benefícios podem ser pagos diretamente através dela, e, dessa forma, o cartão não teria utilidade. Então podemos afirmar que o Cartão Cidadão é uma alternativa para aqueles que não possuem o interesse em abrir uma nova conta só para receber os benefícios.

Quem tiver direito aos benefícios, mas não tiver nenhuma conta da Caixa nem possuir o cartão, não precisa se preocupar com os custos, uma vez que o cartão é gratuito. E para solicitá-lo é muito fácil, basta ir a alguma das agências da Caixa Econômica Federal mais perto de você, ou então ligar para a Central de Atendimento da Caixa no número 0800 726 0207.

Outra coisa que é preciso ter em mente são os documentos necessários para poder solicitar o Cartão Cidadão. O primeiro deles é um comprovante de residência atual, que pode ser tanto uma conta de água quanto uma conta de luz. Outro documento é o NIS, o Número de Inscrição Social, ou até o NIT, o Número de Inscrição do Trabalhador. E, claro, também é necessário ter em mãos o RG ou a CNH.

É preciso lembrar ainda que o trabalhador pode usar a senha cidadão para liberar o cartão. E assim ter acesso aos benefícios sociais ou trabalhistas que a Caixa disponibiliza. Isso pode ser feito em todas as agências da Caixa Econômica Federal, bem como lotéricas, pontos de atendimento Caixa, correspondentes Caixas e também terminais de autoatendimento.

A criação da senha também pode ser feita pelos mesmos canais citados antes, em centrais de atendimento da Caixa ou pelo 0800 726 0207. Se for presencial não se esqueça de levar um documento oficial com foto, além dos documentos citados, não sendo necessário levar o cartão em si.

E se você quer consultar o seu saldo para saber se existe algum benefício já na sua conta, seja o FGTS ou mesmo o PIS, você pode acessar o site da Caixa ou mesmo baixar seu app para seu celular, seja ele Android ou iOS. Além disso, você também pode consultar se tem direito a outros programas como abono salarial ou mesmo o seguro-desemprego por esses mesmos canais.




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