A Caixa Econômica Federal é uma instituição de extrema relevância no Sistema Financeiro Nacional porque, além de captar recursos, funciona como um agente do Governo, responsável pelos pagamentos de benefícios como o FGTS, PIS, seguro-desemprego e etc. A estatal também atua no intermédio de programas sociais importantes, como o Bolsa Família, FIES e o Minha Casa, Minha Vida.
Historicamente, o concurso é um dos mais concorridos do Brasil. Estabilidade financeira associada aos salários atrativos têm sido as razões pelo grande número de candidatos, que só aumenta a cada ano. Sua última edição ocorreu em 2014, com diversas reviravoltas – tanto políticas, quanto econômicas – gerando insatisfação por parte dos candidatos.
Concurso Caixa 2020
Com vagas voltadas para os níveis médio e superior, e sempre figurando na lista de concursos mais aguardados, o concurso Caixa 2020 ainda não teve edital divulgado, sendo tratado com baixa expectativa de acontecer no decorrer deste ano.
O impasse para a aprovação de um novo certame se dá em razão dos atrasos nas convocações do último edital, de 2014, além da previsão de redução dos cargos para técnico bancário (uma das mais concorridas) por sindicais trabalhistas.
Além disso, quando questionado sobre novos editais para as instituições públicas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que atualmente há um contingente em excesso de servidores, visto como um “inchaço da máquina pública”.
Dessa forma, o concurso vai sendo deixado a segundo plano pelos setores do Governo. Outro fator contra a divulgação e aprovação de um novo edital está no pronunciamento do Governo Federal no ano passado, que estabeleceu em 90 mil o número de funcionários do conglomerado formado pela Caixa Econômica Federal. O anúncio aconteceu por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.
Caixa Econômica será privatizada?
Em declaração de outubro do ano passado, durante o Fórum de Investimentos Brasil 2019, o Secretário Especial de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados, Salim Mattar, afirmou que não há previsão de submeter a estatal ao processo de privatização.
Afirmou ainda que os órgãos como o Banco do Brasil e a Petrobras também estão de fora dessa lista. A notícia foi recebida com alívio por parte dos concurseiros que almejam algum cargo na instituição.
No entanto, existe a possibilidade de venda de algumas outras estatais, a exemplo dos Correios e da Eletrobras. O impasse para as privatizações destes e de outros órgãos é um dos problemas enfrentados por Mattar face à resistência de alguns ministros e representantes políticos.
Concurso Caixa 2014
Com mais de 1 milhão de inscritos, o certame teve mais de 30 mil aprovados no cadastro reserva na época. A banca organizadora responsável foi o Cebraspe/UnB e teve edital publicado no dia 22 de janeiro do ano em questão.
A estimativa para o prazo de convocação (incluindo a prorrogação) estava prevista para até 16 de junho de 2016 (técnico bancário) e 26 de junho (postos de nível superior). Porém, após decisão do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPT-DF/TO), o prazo se mantém até hoje.
Em julho de 2019, mais 800 candidatos aprovados na categoria de pessoas com deficiência (PCD) começaram o processo de posse das vagas, com início de atuação para agosto. Número superior ao de convocações no mês de junho, com cerca de 299 chamadas.
A atitude, segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, é valorizar e garantir uma cultura de respeito à diversidade, na promoção igualitária das oportunidades.
As ações geraram polêmica. Isso porque candidatos que tiveram colocação melhor que a dos PCDs ainda não foram convocados. A justificativa para as chamadas foram de ordem com base em uma decisão da Justiça do trabalho de maio de 2019, que proferia a convocação de 2.500 pessoas com deficiência. Contudo, em maio de 2020, 296 candidatos aprovados ingressaram na estatal.
Em 2020, seis anos após a realização do certame, muitos candidatos aprovados ainda cobram convocações. No mês de novembro, a Caixa deu início ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que tem como meta liberar 7.294 vagas do atual quadro de pessoal.
Para impulsionar a iniciativa, a instituição promete pagar 9,5 salários base, com limite de R$ 470 mil, tendo como base a remuneração de setembro. Servidores interessados poderão aderir até o dia 20 de novembro. Em relação aos desligamentos, eles acontecerão entre os dias 23 e 31 de dezembro deste ano.
A divulgação do PDV aconteceu de forma interna no dia 6 de novembro, e está disponível ao seguintes grupos:
- servidores com 15 anos ou mais de serviço no banco;
- servidores aposentados pelo INSS, com data anterior a 13 de novembro de 2019; ou
- servidores que possam adquirir as condições para aposentadoria até a data de 31 de dezembro, contanto que não tenha requerido o benefício ao INSS.
Também podem aderir ao PDV os colaboradores que atualmente recebem adicional de incorporação de função de confiança, função gratificada e cargo em comissão. Para estes, não há tempo mínimo de serviço exigido.
Cargos e salários concurso Caixa
Mesmo não tendo sido confirmado oficialmente, muitos candidatos começam a preparação para as provas antecipadamente. Tudo isso para conseguir a aprovação como servidor Caixa Econômica Federal. A expectativa é que o primeiro semestre traga novos rumos à situação da edição anterior, além do anúncio de um novo processo, ainda para este ano.
Das possíveis vagas ofertadas do novo certame, caso este entre em análise pelo Ministério da Economia, são estimadas oportunidades para:
- Arquiteto;
- Advogado;
- Engenheiro (áreas agronômicas, elétrica e civil);
- Médico do Trabalho;
- Técnico Bancário (nível médio).
*Lembrando que esses foram os cargos oferecidos nos dois últimos concursos.
Sobre as remunerações, e tendo como base o edital de cinco anos atrás, é justo afirmar que o cargo para Técnico Bancário é um dos mais promissores. Isso porque, na época, com referência do piso nacional, o salário inicial divulgado era de R$ 2.025,0 mensais.
Além da ótima remuneração, o servidor recebe uma série de vantagens, como participação nos lucros e nos resultados, plano de saúde e previdência complementar, vale-refeição e vale-alimentação.
Conteúdo Programático concurso Caixa
Partindo do edital de 2014, as provas para o próximo concurso da estatal têm probabilidade de seguir o mesmo trâmite de avaliação, com aplicação de provas de caráter objetivo e discursivo. Observe a tabela abaixo referente ao exame para as vagas de nível médio:
O conteúdo programático também dispunha da avaliação de conhecimento nas referidas áreas abaixo:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Raciocínio Lógico
- Atualidades
- Ética
- Legislação Específica;
Conhecimentos específicos para todos os polos (exceto para Tecnologia da Informação DF, RJ e SP)
- Atendimento;
- Conhecimentos Bancários.
Conhecimentos específicos para os polos de Tecnologia da Informação DF, RJ e SP
- Tecnologia da Informação;
- Conhecimentos Bancários.
Na última edição, houve ainda realização de redação, na qual os candidatos tiveram que discorrer sobre o seguinte tema: “Impactos positivos e negativos dos avanços tecnológicos na vida moderna”.
Para as funções de nível superior, o certame avaliou os conhecimentos dos candidatos por meio das etapas abaixo:
Conhecimentos básicos (engenharia – todas as áreas): Língua Portuguesa, Noções de Informática, Matemática, Noções de Direito, Ética e Responsabilidade Social Empresarial.
Conhecimentos básicos (médico do trabalho): Língua Portuguesa, Noções de Informática, Ética e Atualidades.
O quadro atual é considerado otimista para muitos especialistas na área de concursos, pois haverá um tempo maior de preparação por parte dos candidatos. Sem um indicativo próximo de publicação do edital, os interessados poderão dar mais prioridade ao projeto de carreira no setor público da estatal.
Leia ainda: Concursos Banco do Brasil e Caixa: O que esperar em 2020?