scorecardresearch ghost pixel



Concurso Detran AP 2020: Governo autoriza estudos para novo edital

Novo certame para o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá já está sendo providenciado. A expectativa é de que dentro de pouco tempo o edital seja lançado.



O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran AP) é um dos órgãos que estão no aguardo de novos concursos públicos. O último edital foi lançado em 2011 e contou com a contratação de 55 novos técnicos administrativos.

Em 2019, governador do estado, Waldez Góes, chegou a afirmar que autorizou os estudos para quatro novos concursos públicos. Dentre as seleções, encontra-se as áreas de Educação e Saúde do Amapá, assim como o Detran AP.

O governador também declarou que ainda não pode entrar em detalhes sobre o número de vagas ou para a data de realização. Mas, ele ressalta que, aos interessados, já é recomendável que iniciem a preparação, para que assim, tenham mais chance de adentrar ao serviço público.

Concurso Detran AP 2020

Como dito anteriormente, o Detran do Amapá não lança qualquer edital desde 2011. Para possibilitar a contratação de novos efetivos, em 2019, o governador confirmou autorizou o início dos estudos para um novo certame. Com isso, as chances de realização do concurso Detran AP 2020 são muito grandes.

Sendo assim, é muito importante que os concurseiros estejam atentos às notícias e que já iniciem os seus estudos. O ideal é estudar de acordo com o último conteúdo programático e com os assuntos atuais que estão ligados ao Detran.

Último concurso Detran AP

O último concurso do Detran do Amapá, como já mencionado, foi realizado em 2011. Neste, foram contratados 55 novos servidores técnicos administrativos. O requisito era nível médio completo para uma carga horária de 40h semanais. A prova objetiva foi dividida em:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Conhecimentos de Atualidade;
  • Noções de Direito;
  • Legislação Específica.

Uma dica para estudos, é conferir quais os conteúdos que mais caíram neste último certame. Refaça as provas e leia o edital antigo. Além disso, leia quais são as temáticas mais comuns. Uma vez que a concorrência é sempre alta, é importante estar preparado.

O que estudar para o concurso Detran AP

Nos concursos do Detran de todo o Brasil, os conteúdos são praticamente os mesmos. Algumas variações podem acontecer de acordo com o estado. Então, o candidato pode contar com as seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Educação para o Trânsito;
  • Legislação do Trânsito (Código Brasileiro de Trânsito);
  • Atualidades;
  • Resoluções do Contran;
  • Regulamento de Transportes Públicos de Passageiros.

Além disso, o candidato deve estar atento à banca organizadora. Geralmente, estas cobram os conteúdos de diferentes formas. Uma das mais conhecidas, é a Cebraspe. Seu principal método é “Erra uma, anula outra”. Mas, depende do edital. Algumas não contam com essa metodologia.

Inscrições concurso Detran AP 2020

A realização do concurso Detran AP já se tornou uma determinação do Ministério Público (MP-AP). O órgão tem funcionado hoje com os servidores que foram aprovados ainda na última seleção. Até mesmo por colaboradores que foram nomeados apenas como temporários.

Por este motivo, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, da Propriedade e da Fundação de Macapá (Prodemap) considerou que essa situação é inconstitucional e que existe a necessidade da contratação de novos servidores através de concursos públicos.

Atualmente, existem 117 servidores no Detran AP. Mas, somente 103 para o cargo de assistente administrativo. Também existem três para auxiliar administrativo de apoio à gestão e um de auxiliar administrativo. Além de motorista oficial e dez analistas administrativos.

Apesar disso, ainda não se sabe quantas vagas estarão disponíveis. Mas acredita-se que boa parte das que forem preenchidas substituirão aqueles que estão a um longo período como temporários. A probabilidade é de que os editais já sejam lançados em 2020 e que as inscrições se iniciem no mesmo ano.

Leia também: Como estudar para o concurso do Detran: Dicas imperdíveis!




Voltar ao topo

Deixe um comentário