Depois de cinco anos sem realizar concursos públicos, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran RJ) começou a estudar a realização de novo certame. A publicação do edital, no entanto, não tem data para acontecer.
Detalhes, como por exemplo, o quantitativo de vagas e os cargos contemplados na seleção não foram mencionados.
No dia 7 de janeiro, o novo presidente do órgão foi empossado. Luiz Carlos das Neves, que é servidores de carreira do Detran RJ, declarou que pretende realizar estudos técnicos para melhorar os serviços prestados à população.
Sempre importante lembrar que estudar antecipadamente é fundamental, principalmente, por conta da alta concorrência. No último certame, cujas vagas foram apenas para nível médio, foram registradas 369.255 inscrições.
O cargo que recebeu o maior número de inscrições, 141.945 foi o de assistente técnico de trânsito, ou seja, mais de 330 concorrentes por vaga.
Concurso Detran RJ 2019
De acordo com a Assessoria de Imprensa do departamento, a previsão é que o concurso seja lançado após a conclusão do novo plano de cargos e salários, previsto no planejamento estratégico do órgão.
Justamente por isso não é possível estabelecer quais cargos serão contemplados, tampouco a quantidade de vagas. A expectativa, no entanto, é que sejam lançadas oportunidades nos níveis médio e superior, visto que os últimos certames para as carreiras foram abertos em 2013 e 2011, respectivamente.
Atualmente o órgão não tem nenhum certame válido, portanto, encontra-se impossibilitado de contratar servidores efetivos.
Em 2015 o Detran RJ chegou a solicitar autorização para um novo concurso público. Contudo, a seleção acabou não sendo realizada.
Concurso Detran RJ 2013
O último edital de concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro aconteceu em 2013. Na época, foram abertas 800 vagas para admissão de servidores efetivos. A banca organizadora contratada para executar o certame foi a CKM Serviços.
Todas as vagas foram destinadas ao cargo de assistente técnico. As oportunidades, porém, foram distribuídas entre os cargos de técnico de trânsito (430 vagas), técnico de informática (36), técnico administrativo (112) e técnico de identificação civil (222).
A escolaridade solicitada para investidura nas funções foi apenas ensino médio. A exceção é o cargo de técnico em informática, que solicitou ensino técnico de nível médio em Informática ou
ensino médio completo acrescido de curso básico de qualificação em Informática de 240 horas/aula.
O vencimento básico inicial foi de R$ 1.550,01 com acréscimo de auxílio-alimentação de R$ 264,00. As jornadas de trabalho são de 40 horas semanais.
Todos os detalhes da seleção podem ser consultados no Edital concurso Detran RJ 2013.
O que estudar para o concurso Detran RJ
De acordo com o último edital, os candidatos foram avaliados por meio de etapa única, constituída por provas objetiva e discursiva. A primeira foi composta por 50 questões de múltipla escolha. Os candidatos tiveram que demonstrar seus conhecimentos nas matérias de:
- Noções de Informática (cinco questões);
- Língua Portuguesa (dez);
- Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol (cinco);
- Legislação de Trânsito (dez);
- Conhecimentos Específicos de cada área(20).
Na prova de redação, os candidatos tiveram que elaborar texto dissertativo-argumentativo sobre a importância de educar para o trânsito.
Houve locais de prova nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Angra dos Reis, Teresópolis e Cabo Frio.
No último concurso para nível superior, lançado em 2011, os candidatos tiveram conteúdo programático semelhante. No entanto, tiveram questões de Matemática, ao invés das de Noções de Informática.
Inscrições concurso Detran RJ
Ainda não há previsão para abertura das inscrições para o concurso Detran RJ, uma vez que o novo edital ainda encontra-se em fase de estudos.
Assim que for divulgado o período de abertura, os concorrentes poderão solicitar a participação pela internet, através do site da banca organizadora. A confirmação da solicitação será feita após pagamento da taxa de inscrição, cujo valor será conhecido na publicação do edital.