Concurso Detran RN: Formada comissão organizadora para o próximo certame

Certame já tem comissão interna, que está responsável, entre outras coisas, por escolher a banca organizadora.

Os Departamentos de Trânsito estaduais são uma boa alternativa para quem quer construir uma carreira estável com bons rendimentos. Dessa forma, em todos os estados brasileiros muitos candidatos se preparam para tentar uma das vagas ofertadas por esses órgãos.

Um desses é o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran RN), que realizou último concurso ainda em 2010, sendo feitas as últimas convocações em 2016.

Uma boa notícia para os concurseiros do estado veio no Diário Oficial de 20 de setembro de 2018. Na publicação, o órgão divulgou que a comissão interna responsável pelo próximo certame já está formada.

Entre outras atribuições, o grupo de trabalho é responsável por estudar os cargos e vagas a serem disponibilizados na seleção. Além disso, a comissão está encarregada de dar andamento aos trâmites para escolha da banca organizadora.

Apesar nas novidades, não foram estabelecidos prazos para finalização dos trâmites e nem para a publicação do edital.

Concurso Detran RN – 2019

Há quase nove anos sem realizar concurso público, e há quase três sem realizar convocações para o quadro efetivo, o Detran RN deve realizar solicitação para abrir novo edital dentro de pouco tempo.

A sinalização do próximo concurso Detran RN veio no Diário Oficial de 20 de setembro de 2018. A publicação oficial trouxe o nome dos integrantes que constituem a comissão organizadora responsável pelo certame.

As atribuições dos membros incluem estudos sobre o quantitativo de vagas e cargos da nova seleção, bem como dar os andamentos necessários para escolha da banca organizadora. Contudo, não foram fixadas datas para término dos procedimentos e nem publicação do edital.

Segundo informações do setor de Recursos Humanos do Detran RN, quando aberto o concurso trará vagas para assistente técnico e assessor técnico. A escolaridade mínima exigida para investidura nas carreiras é ensino médio e superior, respectivamente.

No entanto, as especialidades previstas, bem como salários atualizados, não foram informados.

Em abril de 2019, quase sete meses após a formação do grupo de trabalho, os preparativos para abertura do certame não tiveram novidades. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Detran RN, o desenrolar dos trâmites depende da questão orçamentária. Dessa forma, não há estimativa quanto à liberação do documento com as regras do concurso Detran RN 2019.

Os futuros candidatos podem aguardar a publicação de novas oportunidades estudando. Para isso, podem basear-se em editais e provas anteriores. Assim, na publicação do edital, os concorrentes que possuem maior tempo de estudo saem em vantagem em relação aos demais.

Comece a estudar agora mesmo: Apostilas preparatórias para o Concurso do DETRAN – Baseadas nos últimos editais

Último concurso do Detran RN

O último edital do Detran RN foi lançado em 2010, sob a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nele foram ofertadas 285 vagas entre cargos de médio e superior, em regime estatuário, atendendo a demanda da capital e interior.

Para candidatos de nível superior houveram oportunidades para:

Assessor Técnico: Área Administrativa, Área Administrativa (Gerenciamento de Recursos Humanos), Arquitetura, Comunicação (Relações Públicas e Jornalismo), Contabilidade,  Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estatística, Informática (Gerenciamento de Projetos, Administração de Bancos de Dados, Administração de Rede e Análise de Sistemas), Educação (Pedagogia e Letras) e Psicologia (Avaliação Psicológica e Administrativa).


Aos candidatos de nível intermediário foram ofertadas oportunidades nas seguintes áreas:

Assistente Técnico: Área Administrativa, Área Técnica (Construção Civil e Eletrotécnica)

Houve ainda oportunidades para candidatos que possuíam além de ensino médio, curso técnico ou profissionalizante. A estes, foram destinadas vagos nos cargos de Eletricista/Programador (Área Técnica), Programador e Vistoriador/Emplacador.

Os vencimentos iniciais variavam entre R$ 799,30 e R$ 2.337,31, todos com regime de trabalho de 40 horas semanais.

O concurso foi realizado pelas etapas:

  • Prova objetiva de múltipla escolha (caráter eliminatório e classificatório)
  • Investigação social documental – somente para os cargos de Assessor Técnico (área de Informática), Analista de Suporte, Programado e Vistoriador/Emplacador

Comece a estudar agora mesmo: Apostilas preparatórias para o Concurso do DETRAN – Baseadas nos últimos editais

Apesar de ter sido realizado em 2010, foi homologado dois anos depois, com validade expirada em 2016. De acordo com informações da assessoria de comunicação do Detran RN, o número de candidatos convocados excedeu a quantidade de vagas oferecidas.

Conteúdo programático concurso Detran RN

No último concurso do Detran RN, regulamentado pelo edital nº 001/2010 – SEARH – DETRAN/RN, os candidatos realizaram provas objetivas, compostas por 60 questões de múltipla escolha. Na avaliação foram cobradas questões das seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa
  • Informática
  • Questões Técnicas
  • Legislação de Trânsito
  • Conhecimentos Gerais

Os conteúdos programáticos detalhados cobrados em cada disciplina podem ser estudados pelo edital do certame, disponível clicando aqui.

Comece a estudar agora mesmo: Apostilas preparatórias para o Concurso do DETRAN – Baseadas nos últimos editais

Concurso Detran RN: Formada comissão organizadora para o próximo certame
5 (100%) 1 vote
Voltar ao topo

Deixe um comentário