scorecardresearch ghost pixel



Concurso MEC 2019: Vagas autorizadas para a Rede Federal de todo o Brasil

Ainda não há informações sobre o próximo certame. Entretanto, são esperadas vagas para as instituições da Rede Federal de todo o Brasil.



O Ministério da Educação (MEC) é um dos órgãos federais que, recorrentemente, encaminharam solicitações para novos concursos. A pasta está há quase dez anos sem realizar seleções para contratação de efetivos, porém, não há previsão para novos certames.

A última solicitação data de maio de 2017, quando foram pedidas 688 vagas ao Planejamento. Apesar de os cargos solicitados não terem sido confirmados, é bastante provável que sejam carreiras nos níveis médio e superior.

Em dezembro de 2018, depois de uma série de movimentações, o pedido acabou sendo arquivado. O Planejamento encaminhou ofício ao órgão informando que o aval não foi concedido em virtude de questões orçamentárias.

Ainda que o MEC tenha recebido autorização para um excelente quantitativo em 2018, o provimento das vagas aconteceu apenas nas instituições da Rede Federal de todo o Brasil. Ou seja, a solicitação para servidores diretamente ligados ao MEC não foi atendida.

Concurso MEC 2019

Em 2018 o Ministério da Educação recebeu autorização para mais de 2 mil vagas, entre professores e servidores técnico-administrativos. O provimento dos cargos foi feito ao longo do ano, entretanto, caso todas as vagas não tenham sido preenchidas, é possível que continue a ser feito no decorrer de 2019.

Além de novos concursos públicos, essas vagas podem ser preenchidas por meio da convocação de remanescentes de certames cujo prazo de validade ainda não expirou.

Em relação às vagas para servidores efetivos diretamente ligados ao Ministério, não há informações sobre uma nova solicitação da Pasta. Sendo assim, a realização do concurso MEC 2019 segue como uma incerteza.

Concurso MEC 2018

Em maio de 2018 0 Ministério da Educação recebeu autorização para o provimento de 1.025 vagas. Contudo, elas não foram voltadas para o quadro efetivo da Pasta. O quantitativo foi distribuído entre as instituições da Rede Federal de todo o Brasil.

O preenchimento das vagas pode ser feito tanto por meio de novos concursos, quanto pela nomeação de remanescentes de seleções com prazo de validade vigente. As oportunidades, voltadas aos cargos de professor e servidores técnico-administrativos, foram ou serão abertas em 32 institutos federais, Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e dois centros federais de educação tecnológica.

Alguns dos estados contemplados foram o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os certames de maior destaque foram os do Colégio Pedro II, com 148 vagas, do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB), com 101 vagas e o do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com 97 vagas.

No mês de abril o governo federal havia autorizado 1.370 vagas para instituições federais de ensino. Elas foram divididas entre técnicos administrativos (500) e professor (870).

Último concurso MEC

Em 2019 completam dez anos que o Ministério da Educação não realiza concursos públicos para seu quadro. A última seleção, cujo edital foi anunciado em 2009, teve realização do Cebraspe. Na época, foram disponibilizadas 256 vagas para a função de agente administrativo.

A escolaridade mínima requisitada para investidura foi ensino médio completo. Em cumprimento de jornada de trabalho de 40 horas semanais, os aprovados fizeram jus a ganhos iniciais de R$ 1.901,47.

Todas as regras podem ser conferidas no Edital concurso MEC 2009.

O que estudar para o concurso MEC

No último concurso, realizado em 2009, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva de Conhecimentos Básico (50 questões) e Conhecimentos Específicos (70 questões). Elas versaram sobre o seguinte conteúdo programático:

  • Noções de Informática;
  • Atualidades;
  • Língua Portuguesa;
  • Conhecimentos específicos




Voltar ao topo

Deixe um comentário