scorecardresearch ghost pixel



Concurso Polícia Militar – PM PI 2018: Comandante anuncia novo edital!

Fique por dentro de todas as novidades, atualizações e notícias relacionadas ao concurso 2018 da Polícia Militar do Piauí.



Cercado de polêmicas, inclusive com reaplicação das provas objetivas, o último concurso da Polícia Militar do Piauí (PM PI) teve seu resultado final divulgado em novembro de 2017, conforme previsto no cronograma.

Entretanto, de acordo com a divulgação do resultado final, das 480 vagas disponíveis, apenas 331 foram preenchidas. Ou seja, um total de 149 ficaram ociosas por falta de candidatos qualificados.

De acordo com Pedro Soares, presidente do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe/Uespi), em entrevista ao portal piauiense, O Dia, “muitos candidatos se preparam para a prova objetiva, mas descuidaram do treinamento físico”.

Ou seja, a grande quantidade vagas ociosas se deve ao alto grau de complexidade do concurso. Assim, as reprovações foram acontecendo ao longo da execução das etapas do certame, como nos testes físicos e psicológicos, por exemplo.

Concurso PM PI 2019

Por conta da grande quantidade de vagas ociosas, cerca de 30% do total disponibilizado, um novo concurso pode ser anunciado ainda em 2018. Mas até o momentão não exite nenhum posicionamento oficial ou autorização que garante a realização do certame.

Segundo o Tenente Coronel John Feitosa, chefe do setor de Relações Públicas da PM PI, em entrevista para a mesma fonte, a possibilidade de realização de um novo certame ainda este ano não está descartada.

Portanto, se você é um dos futuros candidatos a este concurso, e tendo em vista seu grau de dificuldade, comece a se preparar agora mesmo. Além do uso de apostilas específicas, a preparação pode incluir resoluções de provas anteriores e leitura cautelosa do edital.

Além disso, por conta do alto índice de reprovação no Teste de Avaliação Física (TAF), do último certame, aos candidatos aos próximos podem começar a se preparar com bastante antecedência.

Detalhes sobre o último concurso da PM PI

O último certame da PM PI foi realizado em 2017. Os resultados finais foram anunciados no final do ano daquele ano.

A seleção ofereceu o total de 480 vagas de nível médio para admissão no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Piauí, para ingresso no Quadro de Policiais Praças Militares (QPPM), na graduação inicial de Soldado PM.

Comece a estudar desde já e garanta sua aprovação:

A lotação dos candidatos ocorreu nas cidades de Floriano, Parnaíba, Corrente, Picos, Uruçuí, Avelino Lopes, Piripiri, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Oeiras.

Além de aprovação e todas as etapas e conclusão do Curso de Formação com êxito, os candidatos precisam se enquadrar ainda alguns requisitos para investidura no cargo. São eles:

  • ser brasileiro nato ou naturalizado
  • altura mínima de 1,60 m para candidatos do sexo masculino, e 1,55 m do sexo feminino
  • certificado de conclusão do ensino médio
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria mínima AB
  • estar em dias com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos
  • certificado de quitação militar, para candidatos do sexo masculino
  • não ter sofrido condenação criminal, com pena privativa de liberdade
  • conduta pública e privada compatíveis com o exercício do cargo

Para mais informações, confira a página do concurso clicando aqui.

Carreiras e salários da PM PI

Entre os principais atrativos dos concursos públicos da área de segurança está a progressão de carreira, e com isso, a progressão salarial. Assim como nos demais estados brasileiros, durante a realização do Curso de Formação os alunos recebem uma quantia mensal, a título de bolsa de estudos.

Após finalizar o curso e obter aprovação, a remuneração inicial do Soldado passa a R$ 3.100,00.

Última prova e conteúdo programático da PM PI

A seleção para preenchimento de vagas de Soldado da PM PI foi dividida entre cinco etapas. São elas:

  • realização de prova objetiva escrita (caráter eliminatório e classificatório)
  • exames de saúde – médico e odontológico (caráter eliminatório)
  • teste de aptidão física (caráter eliminatório)
  • exame psicológico (caráter eliminatório)
  • investigação social (caráter eliminatório)

Apesar de haverem oportunidades para postos no interior, todas as etapas do concurso foram realizadas exclusivamente na capital, Teresina.

Sobre as provas objetivas, elas foram de múltipla escolha, compostas de 60 questões de cinco alternativas, cada uma. Foram considerados aprovados para a segunda etapa, os candidatos cujos acertos na prova foram igual ou superior a 60% do total de pontos da prova escrita. E igual ou superior a 50% em cada matéria.

A disposição das questões, pontuações e do conteúdo programático do concurso da PM PI, ficaram como descritos no quadro abaixo:

Banca examinadora concurso PM PI

Apesar de ainda não ter um novo concurso anunciado, recentemente a Polícia Militar do Piauí realizou concurso público para provimento de vagas para o quadro de Soldados.

Para executar este certame, a banca examinadora escolhida foi o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe/Uespi).

É importante que os concorrentes busquem resolver questões anteriores e leiam atentamente o edital, pois assim, é possível se familiarizar com o estilo da prova e conhecer os critérios de correção, por exemplo.

Inscrições concurso PM PI

Ainda não há previsões para abertura de novas inscrições para concursos da Polícia Militar do Piauí. Entretanto, os futuros candidatos podem se basear nos procedimentos utilizados no último certame para se antecipar.

Ao todo, entre candidatos do sexo masculino e feminino, o último concurso teve 32.010 inscritos. Estes, concorreram às 480 vagas para o posto de Soldado.

O período de inscrições ficou aberto entre às 12h do dia 04 de abril até às 13h de 17 de abril de 2018. Conforme horário local do Piauí. As solicitações foram feitas pelo endereço eletrônico da banca (www.nucepe.uespi.br). O valor da taxa de arrecadação foi único: R$ 80,00.

Comece a estudar desde já e garanta sua aprovação:




Voltar ao topo

Deixe um comentário