scorecardresearch ghost pixel



Concurso PM PI 2019: Comandante anuncia novo edital para a corporação

Governador do estado, Wellington Dias, em breve, deve oficializar autorização do certame. Previsão de vagas em nível médio para o cargo de soldado.



A Segurança Pública é uma pauta constante nas gestões de todas as unidades federativas do país. Para exercer as atribuições com excelência, corporações Brasil afora investem, tanto em infraestrutura, quanto no reforço do quadro de pessoal.

Um dos órgãos que podem ter novidades em concursos públicos, ainda este ano, é a Polícia Militar do Piauí (PM PI). No final de 2018, durante entrevista ao programa Agora, da Rede Meio Norte, o comandante-geral da corporação, coronel Lindomar Castilho, afirmou que nova seleção será realizada em breve.

Na ocasião, Castilho informou que o governador reeleito, Wellington Dias, deve anunciar o certame depois da posse dos novos secretários e da aprovação da reforma administrativa do estado pela Assembleia Legislativa.

O coronel destacou ainda que não haverá novas convocações de excedentes da seleção anterior. “Já chamamos 80 classificados e serão somente esses”, afirmou Castilho.

Vale lembrar que o último concurso da PM PI teve o resultado final homologado sem preencher todas as vagas. Entre mais de 32,5 mil inscritos, apenas 331 foram aprovados. O edital ofereceu 400 vagas imediatas e 80 para formação de reserva.

Concurso PM PI 2019

Ainda que o comandante-geral não tenha informado os cargos do concurso PM PI 2019, é provável que as oportunidades sejam para a carreira de soldado.

Na mesma entrevista, Castilho anunciou várias medidas para reforçar a segurança no estado.

Entre elas, a saída de 500 policiais de órgãos da administração estadual para reforçar o efetivo das ruas. Para substituí-los, a ideia é convocar militares da reserva, que ainda tenham condições de trabalhar, para executar as atividades administrativas.

A iniciativa partiu do Tribunal de Contas do estado, que realizou uma audiência para tratar da necessidade de policiais nas ruas.

Para que o certame seja realizado, a autorização ainda precisa ser formalizada por meio de portaria. Finalizado este trâmite, será constituída a comissão interna que, posteriormente, cuidará da escolha da banca organizadora.

O ingresso da carreira de soldado da PM PI exige ensino médio completo, idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, altura mínima de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens) dentre outros requisitos.

Concurso PM PI 2017

A Polícia Militar do Piauí realizou concurso pela última vez em 2017. A seleção contou com 400 vagas, sendo 10% do quantitativo reservado para candidatas do sexo feminino.

De acordo com o último edital, a remuneração inicial para o cargo de soldado da PM PI  é de R$ 3.100,00.

Os inscritos foram avaliados por meio de seis etapas, conforme detalhado a seguir:

  1. Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Exame de saúde (médico e odontológico), de caráter eliminatório;
  3. Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
  4. Exame psicológico, de caráter eliminatório;
  5. Investigação social, de caráter eliminatório.

A banca organizadora responsável pelo certame foi o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe).

Os aprovados foram lotados nas cidades de Avelino Lopes, Uruçuí, Bom Jesus, Piripiri, Floriano, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Corrente.

Mais informações pelo Edital concurso PM PI 2017.

O que estudar para o concurso da PM PI

Conforme as determinações do último edital, publicado em 2017, a primeira fase do concurso compreende uma prova objetiva. O exame contou com 60 de múltipla escolha, versando sobre o seguinte conteúdo programático:

Conhecimentos básicos

  • Língua Portuguesa (14 questões);
  • Matemática (sete);
  • Conhecimentos Gerais (12);
  • Noções de Informática (sete).

Conhecimentos específicos

  • Legislação da PM PI (sete);
  • Noções de Direito (13).

Foram aprovados para a próxima etapa os candidatos que obtiveram, no mínimo, 60% do total de pontos da prova escrita e, no mínimo, 50% de acertos de cada matéria.

Inscrição concurso PM PI

A expectativa é que o edital do novo concurso da Polícia Militar do Piauí seja publicado no decorrer do ano. Entretanto, para que isso aconteça, o governo do estado precisa concluir uma série de trâmites. Entre eles, a escolha da banca organizadora responsável pela seleção.

Assim como na seleção anterior, as inscrições devem ficar abertas por aproximadamente um mês. Os candidatos deverão se inscrever pela internet, mediante acesso ao site da banca organizadora, a ser confirmada.

A solicitação será confirmada após o pagamento da taxa de participação. A título de informação, o valor cobrado no último certame foi R$ 80,00.




Voltar ao topo

Deixe um comentário