Concurso PM RN 2020: Último edital segue em andamento

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM RN) iniciou o seu último concurso em 2018, ainda não encerrado. Isso dificulta a realização de um novo certame em 2020.

Para concurseiros que esperam o concurso da Polícia Militar do Rio Grande Norte (PM RN), a expectativa de que uma nova seleção seja aberta em 2020 é baixa.

Isso porque o último edital da PM RN foi lançado em julho de 2018, mas apenas no final de 2019 que as últimas etapas foram realizadas. Candidatos aprovados na seleção deram início ao curso de formação no mês de janeiro deste ano.

Dessa forma, é improvável que a PM RN faça um novo concurso durante 2020, sobretudo com o agravamento da pandemia de coronavírus. O indicado que o candidato comece a se preparar com antecedência, mesmo sem previsão de um novo edital.

Concurso PM RN 2020

Devido a demora do certame, iniciado em 2018, é difícil que a Polícia Militar do Rio Grande do Norte disponibilize novas vagas para 2020.

O primeiro edital para o concurso da PM RN saiu em janeiro de 2018, mas foi suspenso devido a inconsistências encontradas pelo Ministério Público do Rio Grande no Norte (MP RN). O órgão solicitou o acréscimo de três novos requisitos e de uma etapa de avaliação.

Devido a suspensão do concurso, o governo do Estado cancelou contrato com a banca do primeiro edital e abriu nova licitação. Além disso, inscritos no primeiro edital também tiveram um período para solicitar devolução do valor da taxa.

Após esses processos, o segundo edital foi publicado em julho do mesmo ano com as alterações solicitadas pela Justiça e pela mesma banca organizadora do edital suspenso.

A prova objetiva e a redação foram realizadas em setembro de 2018. No entanto, as demais fases foram realizadas no segundo semestre de 2019. Por causa disso, os candidatos devem realizar o Curso de Formação, que ainda é uma etapa do certame, de janeiro a agosto de 2020, impossibilitando um novo concurso durante o ano.

Concurso PM RN 2018 – Edital ofereceu mil vagas para soldado

O concurso da PM RN de 2018 foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). Foram disponibilizadas mil vagas para a função de Soldado, sendo 938 para homens e 62 para mulheres.

Para concorrer a essas vagas, o requisitos foram:

  • Ser formado em curso de nível superior em qualquer área;
  • Idade entre 21 e 30 anos;
  • Altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;
  • Ter Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria “B”.

Durante o Curso de Formação, o aluno-soldado recebe uma bolsa no valor do salário mínimo vigente, que era de R$ 954,00 no momento da publicação do edital, em 2018. Após o ingresso na PM RN, a remuneração é de R$ 2.904,00.

Etapas concurso PM RN

Para ingressar na Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o candidato deve passar por sete etapas de avaliação:

  1. Prova Objetiva e Redação – caráter eliminatório e classificatório;
  2. Exame de Saúde – caráter eliminatório;
  3. Teste de Aptidão Física (TAF) – caráter eliminatório;
  4. Avaliação Psicológica – caráter eliminatório;
  5. Investigação Social – caráter eliminatório;
  6. Avaliação de Títulos – caráter eliminatório;
  7. Curso de Formação – caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva e a redação foram aplicadas no mesmo dia e em Natal, Mossoró e Caicó. As demais etapas foram realizadas todas na capital do Estado, Natal.

Matérias cobradas na prova do concurso PM RN

A prova objetiva do último concurso PM RN foi composta pelas seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa – 10 questões de valor 0,1;
  • Noções de Direito Constitucional – 10 questões de valor 0,1;
  • Geografia do Brasil e do RN – 8 questões de valor 0,05;
  • Noções de Direito Penal Militar – 10 questões de valor 0,2;
  • Noções de Direito Penal – 10 questões de valor 0,12;
  • Noções de Legislação Extravagante – 10 questões de valor 0,1;
  • Noções de Informática – 10 questões de valor 0,1;
  • Legislação Específica da Polícia Militar – 12 questões de valor 0,2.

Dessa forma, a prova objetiva foi composta por 80 questões, com 10 pontos como nota máxima. Para ser aprovado, foi necessário acertar, no mínimo, 40% das questões de cada disciplina e 48 questões da prova toda.

O conteúdo programático pode ser visto no Edital concurso PM RN 2018.

Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário