scorecardresearch ghost pixel



Concurso TRE AP: Novo edital deve ocorrer em breve

Último certame foi realizado em 2015, quando foram oferecidas vagas para os cargos de técnico e analista judiciários. Novo edital é esperado para 2020.



A incessante busca pela carreira pública impulsiona a motivação de milhares de concurseiros em todo o país, com destaque para alguns órgãos que figuram como objeto de desejo de quem dedica horas a fio para os estudos. Dentre estas instituições, podemos citar os tribunais, independente de qual seja a sua esfera.

Dentre eles, encontram-se os Tribunais Eleitorais dos Estados e DF. A tão sonhada estabilidade acompanhada de boas remunerações garante elevada concorrência em todos os concursos lançados. Com o TRE do Amapá não seria diferente! Com quatro anos passados desde a realização de seu último certame, a expectativa é de que seja, em breve, lançado novo edital.

Concurso TRE AP 2019

O último certame para o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá ocorreu em 2015. Seu prazo de validade se estende apenas até o fim de 2019. Com isso, há poucas chances para a realização de um novo certame ainda este ano.

Entretanto, os interessados em participarem do TRE devem ficam atentos a possibilidade de um novo concurso em 2020, visto que há necessidade de novos servidores para o órgão.

Sobre o TRE-AP

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) foi instalado em 10 de fevereiro de 1992, na cidade de Macapá (capital do estado), na qual possui sua sede administrativa. Além desta, compõem a Justiça Eleitoral da federação as zonas eleitorais e os postos de atendimento distribuídos em seu território.

Com sede na Capital e jurisdição em todo o Estado, o TRE-AP é composto:

  • de dois Juízes dentre os Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, por este eleitos mediante voto secreto;
  • de dois Juízes, dentre os Juízes de Direito de última entrância, escolhidos pelo Tribunal de Justiça do Estado;
  • de um Juiz Federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região;
  • por nomeação pelo Presidente da República, de dois Juízes dentre seis advogados de notório saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça do Estado.O Presidente e o Vice-Presidente são eleitos dentre os Desembargadores (Constituição Federal, Art. 120, §2º). A função do Corregedor Regional Eleitoral é exercida, cumulativamente, pelo Vice-Presidente do Tribunal.

Cargos e salários

Assim como os demais certames ofertados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, o novo Concurso TRE-AP deverá ofertar oportunidades para os cargos de técnico e analista judiciários. As carreiras exigem conclusão de ensinos médio e superior, respectivamente.

Ao Analista – especialidade Judiciária cabe a execução de funções ligadas a julgamentos e processamentos ou atividades de cunho superior em RH, desenvolvimento organizacional, dentre outros. Já ao técnico cabe desempenhar funções intermediárias de cunho administrativo, como RH, recursos patrimoniais, desenvolvimento organizacional, além de suporte administrativo e técnico às unidades.

Ao Analista – especialidade Administrativa cabe a execução de funções de nível superior relacionadas à administração de recursos patrimoniais, humanos, materiais, orçamentários, controle interno, desenvolvimento organizacional, dentre outras.

Analistas e técnicos com especialidade específica executam, respectivamente, funções em níveis superior e médio, de acordo com a formação e cargos ocupados.

De acordo com a Tabela Remuneratória disponível no Portal do TRE-AP, as remunerações para as carreiras acima seriam compostas conforme abaixo:

Tabela Remuneratória disponível no Portal do TRE-AP

Concurso TRE-AP 2015

O último certame para o TRE-AP foi lançado em 2015, tendo a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora. Na ocasião, foram disponibilizadas duas vagas imediatas para os cargos de Analista Judiciário (especialidades – áreas Judiciária, Administrativa, Engenharia, Contabilidade e Análise de Sistemas) e quatro para Técnico Judiciário (especialidades – áreas Administrativa, Operação de Computadores e Programação de Sistemas) mais formação de cadastro de reserva.

Os candidatos foram avaliados mediante a aplicação de provas objetivas (para os dois cargos) e discursivas (apenas para analista). Os exames versaram sobre disciplinas conforme quadro abaixo:

Conteúdo Programático TRE AP

Concurso TRE AP

Concurso TRE AP

As disposições gerais do concurso, tais como especialidades e atribuições dos cargos, bem como conteúdo programático encontram-se disponíveis no edital, acessível pelo link: https://goo.gl/xY9yeF.

Dicas para passar no Concurso TRE-AP

Um dos principais itens para se dar bem em um concurso é conhecer sua banca organizadora. Ainda não foi divulgada a banca organizadora definida para um possível novo certame. Portanto, vamos analisar o perfil da empresa definida para o certame de 2015.

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Os candidatos têm achando a FCC cada vez mais parecida com o Cespe em razão do grau de dificuldade das provas e da extensão de suas questões. No entanto, a diferença se encontra no fato de que, no caso desta banca, mesmo questões extensas são mais objetivas que aquelas elaboradas no Cespe.

Também tem como característica as questões de múltipla escolha, pedindo atenção do candidato quanto ao que está sendo cobrado. Por vezes, pede a alternativa “incorreta” ao invés da “correta”, o que acaba confundindo os candidatos. Portanto, muita atenção! A banca também costuma cobrar todos os itens do edital, então, nada de estudar apenas parte dele.

Por elaborar questões objetivas, a FCC é conhecida por ser mais literal. Esse fato acaba favorecendo quem tem maior facilidade de memorização. Além disso, a banca tem o hábito de repetir questões aplicadas em provas anteriores. Portanto, mais do que nunca, a resolução de exercícios de concursos passados é uma dica certeira.

Concurso TRE AP 2020

O TRE AP ainda não tem movimentações oficiais para um novo certame. Até porque o último certame tem o prazo de validade estendido até 2019.

Sendo assim, o esperado é que um próximo edital só deva ser lançado a partir do próximo ano. Porém, nada que impeça que os preparativos já sejam iniciados, tendo em vista a provável alta concorrência esperada para o Concurso TRE AP 2020.




Voltar ao topo

Deixe um comentário