scorecardresearch ghost pixel



Concurso TRE ES: Novo edital deve ser divulgado em breve!

Confira as últimas atualizações referentes ao certame, como banca organizadora, edital, cargos e remunerações.



A busca pela carreira pública povoa os sonhos de milhares de concurseiros em todo o Brasil e determinados órgãos despertam maior atenção daqueles que dedicam horas a fio aos seus estudos. Dentre eles, encontram-se os tribunais, seja qual for a esfera.

Isso inclui os Tribunais Eleitorais dos Estados e DF. Estabilidade e boas remunerações rendem número expressivo de concorrentes em todos os concursos lançados. Com o TRE-ES não seria diferente! O último certame para o órgão foi realizado em 2010, com validade expirada em 2015. Autorizado, o concurso já tem comissão interna definida.

Concurso TRE ES 2019

O último concurso para o Tribunal Regional Eleitoral do Espirito Santo ocorreu em 2010 e teve seu prazo vencido em 2015. Dessa forma, há nove anos sem realização de um certame, é esperado que um novo edital seja disponibilizado ainda no segundo semestre de 2019.

Contudo, caso isso não ocorra, a expectativa é que um novo concurso seja iniciado ainda no primeiro semestre de 2020. Por isso, é de extrema importância que os candidatos fiquem atentos às próximas informações acerca do TRE.

Concurso TRE-ES 2010

O certame de 2010 foi organizado pelo Cespe/Unb e ofertou 39 vagas de contratação imediata mais formação de cadastro de reserva. Para técnico, foram contempladas as especialidades de Técnico Judiciário – Administrativo e Apoio Especializado em Programação de Sistemas, Operação de Computadores, Taquigrafia, Contabilidade e Edificações.

Para Analista, foram disponibilizadas oportunidades para as áreas Administrativa e Apoio Especializado em Análise de Sistemas, Engenharia Civil, Arquivologia, Medicina, Relações Públicas, Direito e Estatística.

Assim, os candidatos foram avaliados mediante provas objetivas (para todos os cargos),  discursivas para analistas e prática para técnico – taquigrafia. O conteúdo programático das provas variou por cargo, conforme pode ser checado no edital, disponível pelo link: https://goo.gl/XZlW6i.

O certame recebeu 21.824 inscritos, com demanda geral de 559,59 candidatos por vaga. Chamou atenção a quantidade de candidatos para as vagas de Técnico-Administrativo, que registrou 11.785 pessoas. Dessa forma, durante a validade do certame, 100 candidatos aprovados foram convocados.

Sobre o TRE-ES

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) possui sua sede administrativa na capital do Estado, Vitória. Compõem a Justiça Eleitoral do ES, além do TRE, as zonas eleitorais e os postos de atendimento das Centrais do Atendimento, espalhadas pelo território estadual.

Histórico

O novo concurso TRE-ES já tem comissão interna formada, além de ter recebido crédito complementar para execução do certame.

Quadro atual

Com concurso expirado em 2015, o último levantamento do quadro de servidores do órgão indica carência de 12 postos, sendo quatro para a carreira de analista judiciário e oito técnicos-administrativos.

Cargos e salários

Quando confirmado, o novo concurso TRE-ES ofertará vagas para as carreiras de analista (especialidade Judiciária) e técnico judiciário (especialidade administrativa). São exigidos ensino superior (específico de Direito) e médio, respectivamente. Além disso, é prevista formação de cadastro de reserva para as demais áreas. Contratados sob o regime estatuário, os aprovados perceberão salários iniciais que chegam a R$6.168 para técnico e R$10.120 mil para analista, cumprindo carga horária de 40 horas semanais. As remunerações já incluem gratificações.

Ao Analista – especialidade Judiciário cabe a execução de funções ligadas a julgamentos e processamentos ou atividades de cunho superior em RH, desenvolvimento organizacional, dentre outros. Já ao técnico cabe desempenhar funções intermediárias de cunho administrativo, como RH, recursos patrimoniais, desenvolvimento organizacional, além de suporte administrativo e técnico às unidades.

Ao Analista – especialidade Administrativa cabe a execução de funções de nível superior relacionadas à administração de recursos patrimoniais, humanos, materiais, orçamentários, controle interno, desenvolvimento organizacional, dentre outras.

Ao Técnico – especialidade Administrativo cabe a execução de funções de nível médio ligadas a julgamentos e processamentos ou atividades de cunho superior em RH, desenvolvimento organizacional, dentre outros. Já ao técnico cabe desempenhar funções intermediárias de cunho administrativo, como RH, recursos patrimoniais, desenvolvimento organizacional, além de suporte administrativo e técnico às unidades.

Dicas para passar no Concurso TRE-ES

Um dos principais itens para se dar bem em um concurso é conhecer sua banca organizadora. Ainda não há confirmação sobre o lançamento do próximo edital do TRE-ES, mas, o último foi organizado pelo Cespe/Unb.

Uma das mais temidas pelos concurseiros devido ao grau de dificuldade, integra a Fundação Universidade de Brasília. No entanto, candidatos mais experientes acabam adotando o Cebraspe como sua banca favorita. Isso ocorre devido ao estilo das questões “certo ou errado”, reduzindo a margem para chute. A conhecida característica de “uma errada anula uma certa” não está presente em 100% das provas aplicadas pela banca. Portanto, fique atento ao edital.

Também exigem atenção as famosas “pegadinhas”. Um dos exemplos é o emprego de termos que mudam totalmente o sentido da questão. Assim, a recomendação é praticar bastante antes da prova, além de ter conhecimento interdisciplinar e boa capacidade de interpretação.

Suas provas de Português costumam ser longas e exaustivas, cobrando atualidades aplicadas por meio de textos adaptados da internet e autores conhecidos. Dentre os conteúdos mais abordados, estão: Economia, Política, decisões recentes e gramática (pontuação, concordância, acentuação, ortografia, funções do QUE e SE).

Em Direito, a banca tem o hábito de usar como bibliografia os autores Maria Sylvia Zanella di Pietro, José dos Santos Carvalho Filho e Celso Antônio Bandeira de Mello (Administrativo). Também é cobrado Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes (Constitucional). Jurisprudência é conteúdo MUITO abordado nas provas.

Nas provas de Informática, é comum a presença de conceitos de Internet, Intranet, Navegador Explorer, Sistemas Linux e Windows (incluindo editores de texto e botões).

Dicas: NÃO CHUTAR! Caso não saiba a questão e a prova for do tipo “errada anula uma certa”, é preferível deixar a questão em branco. Prepare-se bastante, procurando entender o conteúdo de forma global, sem “decoreba”. Atente-se ao peso das matérias na contagem de pontos e nos critérios de desempate.

Peso das matérias e critério de desempate

Além do conhecimento da banca, é importante atentar-se ao peso das matérias constantes do conteúdo programático. Na parte dos conhecimentos específicos, todas as matérias são, normalmente, cobradas nas provas. Cada uma delas possui peso 2 em relação à pontuação. Portanto, é necessário estudar todo o conteúdo com a mesma atenção.

Uma parte que preocupa os candidatos são os critérios de desempate. No caso das provas do TRE, o primeiro critério é o fator idade, dando preferência aos maiores de 60 anos. Em sgeguida, é considerada a maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos. Ou seja, mais um motivo para estudar bem todas as matérias.

Concurso TRE ES 2020

O TRE-ES tem concurso já autorizado e comissão interna formada. Como a validade do certame anterior expirada em 2015, a expectativa é de que o próximo edital seja lançado ainda em 2019. Contudo, caso o novo edital não seja disponibilizado ainda este ano, há expectativas para sua liberação no início de 2020.

Dessa forma, adiante seus estudos! Utilize como base os editais anteriores, e garanta sua aprovação do Concurso TRE ES 2020!




Voltar ao topo

Deixe um comentário