scorecardresearch ghost pixel



O que é contabilidade de custos?

Método utiliza as despesas de uma empresa como ferramenta de gerenciamento da sua receita.



A contabilidade de custos é uma área das Ciências Contábeis encarregada pela análise dos gastos de uma empresa em relação à sua produção de bens ou serviços. É considerada como uma subdivisão da contabilidade em geral, responsável por registrar tudo aquilo que incide sobre o que é oferecido ao cliente. 

Seu objetivo é apurar os custos dos produtos e/ou serviço vendidos pela empresa e, consequentemente, evitar prejuízos e permitir que ajustes pontuais e imediatos sejam feitos constantemente. Como ponto de partida para essa análise, a dica é começar a pelos seguintes questionamentos: Qual o custo de produção de empresa “x”? Quanto custa a prestação do serviço “x” para a empresa? 

As chamadas contas de custeio podem ser dividas em Contabilidade de Custos de Serviços, para empresas de prestação de serviços, e Contabilidade de Custos Industriais, para empresas que possuem gastos na produção de produtos. 

Classificando os custos

Esta parte da contabilidade leva em consideração o processo de análise dos custos variáveis, fixos e diretos, presentes nas etapas de produção. Confira:

Custos variáveis: como o nome já diz, varia de acordo com o nível de produção da empresa. Se aumenta a demanda, consequentemente aumentarão os gastos para a produção ou prestação dos serviços aos clientes.

Custos fixos: independentemente da quantidade, não variam com a quantidade a produzir, como no caso de uma loja, por exemplo, que funciona em um prédio alugado.

Custos diretos: correspondem aos gastos diretos e necessários para a produção de um produto, como por exemplo, no caso de uma padaria, são custos diretos: farinha, ovos, leite, dentre outros ingredientes.

Custos indiretos: representam as despesas que não possuem ligação direta com a produção, com os investimentos em estratégia de marketing, por exemplo.

Como é feita a análise de custos?

A contabilidade de custos é um processo de extrema importância na identificação e mediação de tudo o que é gasto na empresa para a produção ou prestação dos serviços por ela oferecidos. 

Por meio de um levantamento detalhado, é possível tecer um panorama completo das despesas do empreendimento, evitando assim contas desnecessárias. Um método bastante eficaz é o do custeio por absorção, em que todos os custos (diretos e indiretos), são absorvidos e rateados (distribuídos) para todos os produtos e serviço para sua precificação. 

As coordenadas incluem alguns dos seguintes processos:

  • Listagem de todos os custos de produção de um produto ou serviço;
  • Identificação e separação dos gastos diretos entre custos e despesas;
  • Rateamento, ou seja, distribuição dos custos indiretos de acordo com o modelo de absorção;
  • Rateamento das despesas de acordo com as regras de absorção de custos;
  • Fazer uma comparação entre os custos e despesas totais pelos produtos e seus preços de venda aplicados;
  • Fazer uma comparação entre os custos e despesas totais pelos produtos e seus orçamentos/custos-padrão, em análise das variações do que foi planejado e o que foi executado;
  • Identificação das causas e variações dos erros e elaboração de correções, caso seja necessário.

Para tudo isso, é possível compreender a importância da contabilidade de custos para uma empresa. Com as informações sobre os gastos identificadas, os contabilistas conseguem gerenciar de forma mais eficaz e sistemática o setor das contas, gerando assim mais receita ao invés de despesas.

Leia ainda: O que é uma Sociedade de Economia Mista?




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário