scorecardresearch ghost pixel



Descarte de cartão de crédito: Como fazer com segurança?

Um cartão descartado de maneira incorreta, pode ocasionar danos ao meio ambiente e à saúde da pessoa. Além disso, o cartão possui informações pessoais que podem gerar riscos também a segurança.



Quando o cartão vence e o cliente recebe uma nova via, é preciso ter cuidado no descarte do antigo cartão. Além de conter informações pessoais, o plástico PVC fornece grande impacto ao meio ambiente.

Além disso, o policloreto de polivinila (PVC) também oferece risco à saúde humana. Isso porque, suas substâncias penetram nos tecidos dos seres vivos e são altamente tóxicas, podendo causar câncer, disfunção no sistema endócrino, lesões no cérebro, entre outras complicações.

Alguns cartões de PVC também são formados por uma tarja magnética, um chip e um painel de assinatura. Nesta tarja estão registradas informações pessoais de identificação e/ou bancárias não criptografadas.

Sendo assim, é necessário muito cuidado ao se fazer o descarte do cartão de crédito ou débito.

Descarte correto de cartões de crédito

Para descartar cartões bancários, você pode levá-los na agência do seu banco. Caso não queira se deslocar até uma agência física, siga as seguintes instruções para um descarte correto:

  • Caso o cartão possua tarja magnética, a recomendação é usar algum objeto pontiagudo para riscá-la de ponta a ponta. Dessa forma, outra pessoa não conseguirá ler os dados contidos na tarja;
  • Caso ele também possua um chip, o ideal também é danificá-lo, por questões de segurança dos dados;
  • Antes de jogar no lixo (reciclável), é necessário picotar bem o cartão, em pedacinhos pequenos. Assim, não será possível ler as informações impressas.

Como a maioria dos cartões é feito de plástico PVC, as substâncias resistem à degradação natural. Sendo assim, é necessário realizar o descarte de forma correta e sustentável.

Pontos de coleta

Supermercados, estações de metrô e shopping centers normalmente funcionam como pontos de coleta de cartões antigos, devido a presença de “máquinas trituradoras”.

Qualquer pessoa pode depositar o cartão ali e girar a manivela. Após enchimento da caixa, a fábrica responsável faz a coleta.

Caso não exista um ponto de coleta na sua cidade, siga as instruções de segurança citadas acima e faça o descarte em um lixo reciclável, separado dos demais.

Leia mais: Os 15 melhores cartões de crédito brasileiros sem anuidade




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário