scorecardresearch ghost pixel



Entenda a diferença entre os cartões de crédito e débito

Tem dúvidas frente a clássica pergunta "débito ou crédito"? Confira nossa matéria explicando as diferenças entre as opções e suas vantagens e desvantagens.



Uma grande parcela da população possui dúvidas referentes as diferenças entre um cartão de crédito e o cartão de débito. Com isso, decidir qual cartão utilizar para realizar pagamentos de compras pode afetar, e muito, no planejamento financeiro do consumidor.

Diferença entre os cartões de crédito e débito

O cartão de débito é diretamente ligado a uma conta corrente em algum banco. Ao utiliza-lo, o pagamento da compra será feito na mesma hora, utilizando o saldo disponível na conta do titular do cartão. Sendo assim, o cartão de débito funciona basicamente como o dinheiro em espécie, possibilitando o pagamento à vista de compras realizadas.

Já o cartão de crédito é uma modalidade de empréstimo concedido pelos bancos, nos quais o cliente irá realizar a compra e efetuar o pagamento somente no dia de vencimento da fatura. Com isso, o cliente deve ter consciência de que terá que desembolsar a quantia de toda forma, mesmo que seja posterior a compra.

Além disso, em caso de atraso do pagamento da fatura do cartão, o consumidor deverá arcar também com a taxa de juros cobrada pelo banco. Caso o pagamento seja feito na data definida e dentro da quantia de parcelas sem juros, não será adicionado valores extras ao pagamento.

Vantagens e Desvantagens

Assim como todo produto financeiro, os cartões de crédito e débito também possuem suas vantagens e desvantagens. Com isso, o cartão de crédito pode ser vantajoso caso o consumidor faça sua utilização do modo correto. Ou seja, realizando o pagamento das faturas nos dias corretos e gastando somente o que poderá pagar posteriormente.

Já as desvantagens do cartão de crédito estão relacionadas principalmente às altas taxas de juros cobradas por esse produto. De acordo com um levantamento realizado pelo Banco Central, os juros cobrados chegam a 253,2% ao ano. Dessa forma, esquecer de pagar uma fatura pode fazer com que a dívida tenha seu valor aumentado consideravelmente com o passar dos meses, se tornando uma bola de neve.

Em relação ao cartão de débito, sua principal vantagem é em relação a segurança, visto que o consumidor não andará com dinheiro em mãos. Em caso de roubo, é possível bloquear o cartão e evitar que o dinheiro depositado na conta corrente seja gasto.

Além disso, o cartão de débito também evita o endividamento do consumidor, visto que as compras só serão aprovadas caso o titular possua a quantia necessária na conta. Contudo, uma das desvantagens do cartão de débito é a falta de opções de pagamento parcelado, sendo considerável para a realização de compras de valores mais baixos.

Veja também: Entenda os números gravados no seu Cartão de Crédito.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário